terça-feira, 25 de março de 2008

Quiche de alho poró (receita adaptada)

Confesso que tenho andado muito cansada e tenho feito poucas "experiências" na cozinha.
Hoje, entretanto, bateu um desânimo a mais: cansada, com sono (acordei às 5 hoje... Nem me perguntem o por quê), sem ter almoçado, depois de duas reuniões e com fome, muita fome.
Há dias - e espero que isso não aconteça só comigo - em que tenho o desejo de comer algo quente, para ver se restaura o ânima.
Hoje é um desses dias.
Lembrei de um receita que li no panelina (http://www.ig.com.br/) e resolvi adaptar. Ok, estou cansada. Mas também estava com muita fome... fome específica (vocês têm isso também?).

Adaptei uma receita de quiche de alho poró. Dispensei a massa (ia dar uma trabalheira...) e enquanto tudo assava no forno, tomei um banho. Agora sim, perfumada, roupas preguiçosas e limpas e comidinha no jeito!

A receita é imperdível:

2 alhos-porós
2 colheres (sopa) de manjericão picadinho (fresco ou desidratado)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
4 ovos
400 ml de creme de leite
sal e noz-moscada a gosto

Modo de Preparo
1. Com uma faca afiada, corte os alhos-porós em rodelas finas.
2. Numa panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Em seguida, acrescente as rodelas de alho-poró e refogue por 5 minutos, mexendo sempre. Adicione o manjericão e mexa por mais 3 minutos. Tempere com sal, desligue o fogo e reserve.
3. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). No liquidificador, junte o creme de leite fresco e os ovos e misture bem com um garfo até ficar homogêneo. Tempere com sal e noz-moscada.
4. Retire a fôrma da geladeira. Distribua as rodelas de alho-poró na fôrma para que todo o fundo fique coberto. Em seguida, despeje a mistura de ovos com creme de leite sobre o alho-poró. 5. Leve a fôrma ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até que a superfície da quiche fique dourada.

Sirva quente. Eu abri um bom vinho branco para acompanhar... Ah, nem lembrei de pegar a câmera...

Nenhum comentário: