domingo, 9 de março de 2008

Almoço (quase) vegetariano



Cardápio:
Salada crua
Panquecas recheadas com proteína de soja

Tem gente que não gosta porque não sabe fazer. Daí fica achando que soja não tem gosto ou que lembra aquela comida de hospital.

Compre a proteína de soja e separe o equivalente à medida de duas xícaras das de chá. Coloque em uma panela com água e leve ao fogo até levantar fervura. Desligue e coe. Reserve.
Pegue a panela e leve ao fogo. Coloque um pouco de azeite de oliva e faça um refogado com cebolas picadinhas, cebolinha e alho. Deite a proteína de soja e misture bem com os temperos.
Depois pegue o suco de meio limão e adicione. Acerte o sal e a pimenta (eu coloco um pouco). Finalize com a medida de três colheres das de sopa de molho shoyu. Coloque um pouco de água e deixe ali, para secar um pouco. Quando atingir o ponto desejado, desligue. Reserve.

Massa para panquecas:
- 1 copo de leite (desnatado)
- 2 ovos
- 3 colheres das de sopa de trigo
- menos de meio copo de óleo
- sal a gosto.

Na frigideira levemente untada de óleo, vá despejando um pouco da massa, sempre tendo o cuidado de espalhar uniformemente. Gosto de massas bem finas e delicadas. À medida que as panquecas iam ficando prontas, eu colocava um o recheio (a proteína de soja) e enrolava.
Quando todas ficaram prontas, arrumadas no pirex, fiz um pseudo molho bolognesa, com a proteína que sobrou e espalhei sobre as panquecas.

Salada (contribuição da Marília)
- Cenoura ralada
- Champignon
- azeitonas
- tiras de presunto de peito de peru (eu dispensaria... e por causa disso, foi "quase vegetariano")
- Molho: limão, azeite e aceto balsâmico + orégano.

Nenhum comentário: