sábado, 1 de março de 2008

Esperar até o Natal...? Nem pensar!




Vai uma fatia parida aí?
Fatias paridas ou Rabanadas.
Já manifestei minha adoração por pão muitas outras vezes. Não é novidade, creio. Nem um privilégio só meu. Aqui em casa compramos pão diariamente. Sempre fico na esperança de que sobre, mas isso é utopia.
Mas essa semana sobrou! Oba... Adoro fatias paridas (ou rabanadas) e hoje de manhã fiz algumas.
Separei ovos, leite, açúcar, canela, toalha de papel e óleo de girassol.
Enquanto separava os ingredientes, me lembrei das minhas avós (materna e paterna), que sabendo de minha predileção por esta “iguaria”, sempre faziam para mim. Uma chamava de “fatias paridas”. A outra, de rabanada. Também lembrei da origem do nome. Vocês sabem?
Em Portugal, antigamente, elas eram parte obrigatória da dieta de grávidas e paridas. A receita original dizia para embeber fatias de pão adormecido em uma mistura de vinho+mel+água+pau de canela. Depois passava pelos ovos, para só então serem fritas. Os antigos diziam que essa mistura (vinho+mel+água+pau de canela) produzia leite nas grávidas, o que permitia dar de mamar aos bebês. Por isso o nome, fatias de mulher parida. “Fatias paridas”, para os íntimos.
Mas vamos ao que interessa. Antes, previno-os: o cheiro de canela com açúcar é inebriante e pode viciar...rs
Corte o pão (sempre dormido) em fatias de dois dedos, aproximadamente. Passe essas fatias no leite (sem encharcar demais). Depois passe nos ovos (claras batidas em neve e depois as gemas adicionadas) e frite. Eu uso pouquíssimo óleo e uso uma frigideira antiaderente.
Retire do fogo a passe no papel toalha para secar rapidamente. Num prato, polvilhe (fartamente) as fatias com a mistura açúcar+canela. Divino, não? Eu deixo na geladeira. Será item do café da tarde deste sábado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Lorena,
Adoro teu Blog! É delicioso!!
Mas, além do pouco óleo p fritar, acrescente manteiga (seja mais generosa). Sim, sei q fica mais calórico, mas fica fantástica. Vale a pena. Bjs. Silvia