sábado, 25 de setembro de 2010

Spaghetti com brócolis e alho-poró


Noite de sábado em casa.
Amanhã começa um evento e me impus trabalhar na véspera, revisando os últimos textos, fazendo contatos. E bateu uma vontade doida de comer algo diferente, salgado.
Minha geladeira é praticamente a sucursal da Ceasa e veio à mente fazer uma massinha.
Em busca de uma receita na web, o oráculo, só para começo de conversa, me disse que "cada italiano consome cerca de 30 quilos anuais de massas, enquanto que no Brasil esse consumo é da ordem de apenas 5,7 quilos /ano". Nenhuma das duas estatísticas se aplica a mim. Tenho um pacote de espaguete que jaz no meu armário há uns 6 meses. É sério!
Como sou viciada em carboidratos, limito muito o consumo deles em casa. Não falta, é bem verdade, mas passo longe dessas delícias.
E apesar de hoje de ter sido um dia de excessos, decidi que meu jantar de trabalho ('cês não fazem ideia do estado de guerra em que minha cozinha e sala se encontram!) seria um espaguete com brócolis. Gostosésimo. #Magrifeelings
Cortei o brocólis em raminhos mínimos (que era para cozinhar mais rápido) e coloquei para cozinhar rapidinho em água com sal.
À parte, coloquei água para ferver com sal (para o macarrão) e cortei os demais ingredientes: linguicinha defumada em pedaços mínimos, cebola picada, alho (pouquinho, quase nada) e rodelas finíssimas de alho-poró.
Com tudo cortado e separadinho, a água do macarrão já estará fervendo. Coloque o espaguete e faça o "molho", porque tudo ficará pronto ao mesmo tempo.
Numa frigideira, um fio de azeite. Generoso. Doure a cebola picadinha, em seguida a linguicinha e o alho poró. Escorra o brócolis e junte aos demais ingredientes na frigideira.

Mexa e, com uma concha, retire um pouco da água de cozimento do macarrão para somar ao molho. Deixe absorver a água do cozimento, escorra o macarrão, coloque no prato e regue com um fio de azeite.
Desligue o fogo da frigideira e coloque o "molho" sobre o macarrão.
Parmesão ralado na hora e... como assim, Lorena, não tem parmesão????? Esqueci completamente.
Só tinha ricota fresca na geladeira. Cortei uns cubinhos e fui de ricota mesmo, porque não dá para abrir mão de queijo.
Ah, e adicionei uns flocos de pimenta calabresa.
Tacinha de vinho na mão e os artigos de geologia passaram a fazer todo o sentido do mundo para mim.
Não é um final feliz???

Nenhum comentário: