terça-feira, 14 de setembro de 2010

É sopa!


Para aqueles dias em que o corpo precisa de um carinho a mais, comfort food total!
Cheguei tão nas últimas em casa e com tanta fome... Não era uma fome qualquer. Fome de caldo, de sopa.
Guardei a fome e enquanto trabalhava em outras cousas, fiz a sopa. Minha escolhida: de lentilhas com legumes.

Mãos a obra, que se você não tiver panela de pressão (e é o meu caso), vai demorar um tiquinho:

- Numa panela, jogue aquele fio de azeite (vocês já sabem, né?), doure meia cebola e deite pedacinhos de linguiça (não tem mais trema, ui!) defumada e acrescente 1/2 xícara de lentilhas, ainda por serem cozidas. Acrescente água, 1 litro. Eu fui de caldo de frango, feito uns dias atrás e congelado. Prometo a receita dessa caldo espetacular num próximo post. Deixe ferver e vá acrescentando água, à medida que for secando porque a lentilha exige. Essa parte demora, se você não tiver (como eu) panela de pressão. Coisa de 40 minutos.
Todos que por cá passeiam, sabem da minha paixão por azeite de oliva, mas é fato: um fio de azeite e a cozinha ficou plena de perfume.

Não precisou acertar o sal, mas fique a vontade. Joguei umas duas folhinhas de louro e pimenta do reino moída na hora.

Após esse tempo, acrescente batata e cenoura cortadas em cubinhos. Além do cheiro verde picadinho. Deixe que os legumes fiquem tenros, desligue o fogo e acrescente um tiquinho de cebolinha. Sirva ainda quente.

Ah, já no prato, acresci um pouco de pimenta calabresa flocada. E confesso: tomei uns 3 pratos, sem culpa ou medo de ser feliz, enquanto escrevia uns textos e atualizava o T&P.

Nenhum comentário: