segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Chocolate com a leveza de Niemeyer

Por Mauro Marcelo - IG



Nosso maior arquiteto desenhou a forma de um chocolate peculiar para a marca Aquim, do Rio

Como uma onda, a barra atrai os olhos intensamente e a identificação é imediata: ali está a essência dos traços de Oscar Niemeyer. Em um chocolate? A feliz ideia partiu da família carioca Aquim, responsável por eventos de alta gastronomia e que mantém duas boutiques de delícias na – meu Deus, como escapar desse chavão obrigatório e tão verdadeiro? – Cidade Maravilhosa.

Mas engana-se quem pensa em oportunismo ou simples jogada de marketing. O trabalho criativo da família é muito conhecido e seu novo produto, o chocolate Q, vem precedido da pesquisa de um ótimo cacau da Bahia para fazer seis blends que, pelo jeito, vão deixar qualquer chocólatra pensando em Juliette Binoche, isto é, na lojinha dela no filme onde o prefeito turrão finalmente capitula e se lambuza inteiro de chocolate.


A caixa em imbuia com o novo chocolate da grife Aquim

Trata-se de um produto obtido de amêndoas selecionadas de cacau na Fazenda Leolinda, em Uruçuca, Ilhéus, de uma única safra anual de 240 quilos. Essa pequena quantidade possibilitou uma escolha bem criteriosa das amêndoas, seguindo-se sua fermentação, secagem e seleção final, até a torra e a conchagem (lenta mistura da massa). E a matéria-prima do Q estava pronta para ser moldada pelas linhas sinuosas – e insinuantes – de Niemeyer.


Três barras e 42 pastilhas de intensidade variável na caixa do Q

Com pouco açúcar, sem essência ou aromatizante, o chocolate Q busca o sabor original do fruto, sem disfarces. Dividido em dois grupos, intenso e suave, é apresentado em uma caixa-degustação feita de imbuia, com três barras, sete pastilhas de cada um dos blends, um livro sobre o processo Q e uma pinça com pontas folhadas a ouro, que a família Aquim considera interessante para a degustação. Somente 200 caixas estarão disponíveis para venda a partir de outubro e o preço só será revelado a partir desse próximo mês, em consulta direta.

Serviço:

Aquim
Av. Ataulfo de Paiva, 1321, Leblon, Rio, tel. (21) 2274-1001
Rua Garcia d’Ávila, 149, loja B, Ipanema, tel. 2523-5090

Nenhum comentário: