terça-feira, 7 de setembro de 2010

Hamburguer caseiro


Tá no "oráculo". No instante em que você digita "hamburguer", aparecem zilhões de receitas. Todas muito "lambrecadas": levam ovo, farinha de rosca. Há quem coloque pó de sopa de cebola (:O)na carne moída e desde sempre nunca curti esses "modismos". Como pouca carne vermelha, mas tempero com o mínimo de "intervenções". Concordo com a Faby quando ela diz que hamburguer bom é aquele feito em casa, sem grandes invenções. A vantagem é saber exatamente TUDO que tem nele.

E foi assim que eu fiz: carne moída, com cebola beeeeeeem picadinha, cheiro verde, shoyo e um colherzinha de molho de tomate. Juntei tudo. Ah, cuidado com sal. Se vocês perceberam, não coloquei sal. Por conta do shoyo e do queijo, sobre o qual já falo.
Na minha geladeira "jazia" (oi? sopa de letrinhas?) um pedaço de parmesão, já endurecido com o tempo. Confesso: detesto estragar comida. Como sob o calor, queijo derrete, ralei o bicho e acresci à carne moída já temperada.


Ah, também empanei os bichinhos com esse queijo. Não me arrependi.
Com a carne pronta, moldei, meio desajeitadamente na mão mesmo e, numa frigideira com fio de azeite (já falei que adoro, néam?) e selei os hamburgueres. Na realidade é assim: desconheço que se tenha de selar hamburgueres, mas essa receita funciona porque a carne fica juntinha mesmo.


E o que é selagem da carne?
A 'selagem' da carne é um método para manter a carne dourada é úmida. Você esquenta bem a frigideira e deita os hamburgueres. Quando um lado ficar dourado, vire e espere selar o outro lado.
É fritura e é inevitável. Tem gente que curte a carne tenra, desse jeito (fica mal passada no interior). Não gosto. Daí que depois de selar a carne, para garantir que o hamburguer vai ficar "inteiro", levei ao forno, por 10 minutos.

Minha vesão ficou ÓTEMA porque eu "empanei" no parmesão. Como ele estava durinho e gelado, não derreteu. Formou uma crosta perfeita. Eu sei, eu sei. Modéstia tá passando longe de mim hoje.

Enquanto estavam no forno, fiz uma saladinha verde simplíssima: alface americana, milho e um molho de mostarda (aquele com mel, de que tanto gosto).

Nenhum comentário: