sábado, 25 de setembro de 2010

Brócolis de forno


Enquanto selecionava as receitas de bolo no Livro Cláudia, encontrei umas coisinhas bem interessantes e marquei para fazer quando desse tempo.
Sempre foi um questionamento meu: como não desperdiçar os nutrientes e vitaminas dos legumes no cozimento? Porque muito geralmente - e eu faço isso algumas vezes - desperdiçamos a água de seus cozimentos.
Aí o Cláudia sugeriu uns papillotes de brócolis, com alho, aceto balsâmico e nozes. Esqueci de marcar a página, depois de a receita ficar pronta e cadê que eu a encontro?
Mas vamos lá?
Separe os ramos de brócolis, lave bem e escorra. Espere secar. (eu deixei de molho por alguns minutinhos numa água com vinagre, depois de muito bem lavadas).
Corte vários pedaços de papel alumínio (vários quadrados). Disponha os ramos de brócolis neles e sobre eles, alho frito (eu já comprei pronto, porque dá menos trabalho). Feche os envelopinhos de papel alumínio (os meus ficaram mais para "trouxinhas" rsrsrs), coloque todos em uma assadeira anti-aderente e leve ao forno por 20 minutos. Depois desse tempo, retire a assadeira, abra os envelopes e devolva ao forno por mais 10 minutos. Ah, regue com aceto balsâmico (eu dei uma reduzida no balsâmico antes. Na frigideira mesmo e foi com esse aceto, reduzido, que reguei meus raminhos).
As nozes ficam a seu critério. Picadas, para finalizar o prato.
Ah, só uma coisa: para poder comparar, fiz metade do brócolis só no sal com azeite e ambas as versões ficaram ótimas.
Comi sem acompanhamento. E olha... vou repetir outras (muitas) vezes.

Nenhum comentário: