domingo, 26 de setembro de 2010

Porque é quase Círio... Outra vez!



Já falei algumas vezes desse meu sentimento: nenhuma outra data me emociona mais que o Círio. O Natal me deixa melancólica e a virada do ano me deixa reflexiva, pensativa. Adoraria me isolar, mas quando tem família na parada, a palavra de ordem é socializar.
Mas com o Círio tudo é tão diferente... A cidade (eu sei, é redundante falar sobre isso) ganha cores diferentes, meus sentidos ficam todos em festa. Uma alegria sem limites toma conta de mim. Sinto vontade de abraçar meus queridos, ligar para os que estão distantes... É a época mais bonita do ano. E, sem exageros, depois do Círio, para mim (e acho que para metade dos paraenses), o ano já acabou. Mas acaba em festa, chuva de papeis picados.
E tem essa relação doméstica, familiar que os católicos paraenses (ainda que nem sejam tão praticantes e eu me incluo) têm com Nossa Senhora. De repente Naza, Nazinha, Nazoca, Nazarezinha adentra os lares e está lá papeando, tomando café, comendo bolo. Para mim ela é Maricota. E nem venham me dizer que é sacrilégio. Não acredito nesses papos, especialmente quando tem muito amor envolvido. Amo essa mulher, com todas as minhas forças.
Esse ano está sendo tão punk, tão complicado, ando tão desesperançosa, cansada... Faltam poucos dias para o Círio e arrumando minhas coisas encontrei o quadrinho de miriti, Dela. Um sorriso infantil apareceu e uma centelha pequenina de esperança acendeu dentro de mim...
Porque é quase Círio. Outra vez!

Nenhum comentário: