domingo, 5 de setembro de 2010

Ao vencedor, as batatas!*

Ou "fazendo arte com o que tem na geladeira".

Esqueci. Não, não. Na realidade bateu uma preguiça monstro de ir ao super e minha geladeira ficou a ver chá (amargo, diga-se), alface americana, ricota, tomatinhos e... batatas!
Procurei no oráculo receitas com batatas, mas nenhuma me agradou e, durante meu passeio diário obrigatório, visitei o Rainhas do Lar e encontrei o que procurava: batatas feitas no forno. Claro, por que não pensei nisso antes?!?!
(- um adendo: a trilha sonora escolhida foi Frankie Goes to Hollywood)

Lave bem as batatas e corte no sentido do comprimento.


Numa assadeira antiaderente, deite a batata, largue aquele fio de azeite (cês sabem, né? quando falam em "fio de azeite" me animo horrores!) e sal.

Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos. Após esse tempo, retire o papel alumínio, e leve ao forno de novo, po uns 10 minutinhos. Ah, eu temperei com pimenta calabresa flocada e parmesão ralado.


Depois de 10 minutos, estavam crocantes, quentinhas... Posso falar? Perfeitas! Comi com mostarda Dijon, couve-flor cozida e temperadinha, mais aquela limonada suíca pra espantar o calorão!

E, enquanto você come essas delícias, dá o play nesta pérola e aumenta o som, que o "barato" tá garantido! rsrsrs


* Explico o título deste post: Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas." [Síntese do Humanitismo feita por Quincas a Rubião],em Quincas Borba, por Machado de Assis.

Nenhum comentário: