sábado, 3 de novembro de 2007

Panna cotta, cozinha & música

Panna cotta com calda de frutas vermelhas



Optei por ficar em Belém neste final de semana prolongado. Tinha alguns compromissos e exames, que me impossibilitaram ir para a praia com a família.

Não me melindro mais - até gosto de ficar só. É quando eu tenho tempo e silêncio para ler e testar receitas.

Gosto muito de panna cottas. Não há mistérios para fazer essa delícia - no Dom Giuseppe reintroduzimos a Panna Cotta no cardápio de sobremesas, com um charme a mais: calda de morango com vinho, uma criação minha. Panna cotta (em italinao significa "nata cozida") é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, elaborada a partir de nata de leite (ou creme de leite, para nós brasileiros), açúcar, gelatina e especiarias (opto por canela). A panna cotta pode ser servida com calda de frutas, frutas frescas, em compota...

Mas só me convidem para a cozinha se tiver música...

Separei os ingedientes e levei o notebook para cozinha: coloquei o DVD do Gotan Project e... o final da história está aqui: receita da panna cotta (sem segredos) e boa música. Vai que você também se inspira....

Como a receita original é um tanto quanto gordurosa (por conta do creme de leite), resolvi testar com iogurte natural. O resultado é o mesmo (acho até que fica mais gostoso) e resolvi usar frutas típicas (escolhi a manga):

Ingredientes
2 copos de iogurte natural desnatado
4 colheres (sopa) de adoçante em pó que possa ir ao fogo (ou açúcar, se você preferir)
1 colher (chá) de raspas de casca de laranja e limão
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (preparado de acordo com as instruções)
2 xícaras de chá de leite desnatado
1 pau de canela

Para fazer a panna cotta: misture o iogurte, o leite desnatado, o adoçante (ou açúcar) e o pau de canela e leve ao fogo, mexendo bem. Quando levantar a fervura, desligue o fogo e adicione as raspas de laranja e limão. Deixe amornar e adicione a gelatina sem sabor (hidratada e derretida). Retire o pau de canela e despeje essa mistura em uma forma. Leve à geladeira por 4 horas (lembrando que a panna cotta não pode ficar dura demais, por isso diminuo a quantidade de gelatina sem sabor. O ideal é fazer de um dia para o outro). Se você quiser bater no liquidificador, para misturar bem (à gelatina), é uma excelente opção, já que deixará a sobremesa mais "aerada".

Vamos à calda de manga com vinho e hortelã:

Calda de Manga com hortelã:
2 mangas cortadas em pedacinhos
1 xícara de chá de vinho branco
Folhas de hortelã
1 xícara de açúcar
1/3 xícara de água

Leve tudo ao fogo, por 30 minutos, ou até a manga ficar tenra e incorporar o açúcar. A calda fica grossa. Deixe esfriar e sirva sobre a panna cotta (individualmente ou decore tudo).

A música:


Santa Maria del Buen Ayre (The Gotan Project)

Hay milonga de amor
Hay temblor de gotán
Este tango es para vos

Hay milonga de amor
Hay temblor de gotán
Hay milonga de amor
Este tango es para vos

Hay milonga de amor
Hay temblor de gotán
Este tango es para vos....

Nenhum comentário: