domingo, 25 de novembro de 2007

Manga


Desde criança ouço advertências do tipo: "açaí com fruta, faz mal", "não pode comer manga com febre (!!!!!)", "manga com leite? Nem pensar.."
Tais "conselhos" são muito comuns. Não sei se é assim no restante do Brasil, mas viver em Belém tem dessas coisas também. Quando comecei a viajar sozinha, eis que me deparava com misturebas inusitadas: açaí com mel, granola e banana (éca...), mousses de manga, sorvete de manga (será que ninguém nunca se questionou quais os ingredientes do sorvete???).
Essa semana estava procurando textos e curiosidades para alimentar o outro blog (no Comunique-se: www.tomatoepotato.blog-se.com.br) e descobri esse texto aqui que é bem legal...

“Manga com leite não pode”. Pode sim, é tudo história. Assim, vale a pena aproveitar a safra que vai de novembro até janeiro e se esbaldar com a fruta, seja batida com leite, em saladas, molhos ou doces. Mas, é preciso certa atenção em comer manga à noite - não porque faça mal, mas por conta de uma indisposição ou dor no estômago.
A mangueira, originária da Índia, é uma árvore tropical que pertence à mesma família do cajueiro. O fruto varia muito em tamanho e cor. As mangas menores são do tamanho de uma nêspera, enquanto as maiores podem pesar até 2 kg. Quanto a forma existem as redondas, ovais, alongadas e finas, do formato de um coração e até mesmo de um rim. Em relação à cor, podem ter casca bem verde, amarela ou vermelha, de acordo com a variedade.
A polpa da manga é suculenta, com sabor bem característico, algumas vezes fibrosa e de cor que varia do amarelo-claro ao alaranjado-escuro. Variedades Dentre as cerca de 500 variedades de manga existentes no mundo, seguem as mais conhecidas: Bourbon – possui frutos grandes, saborosos e perfumados, caracterizando-se pela casca verde geralmente manchada de preto.

Coração de boi – essa variedade quase não tem fibra. É grande e arredondada; quando madura, apresenta uma tonalidade vermelho escura, com polpa tenra e aromática.
Espada – bastante fibrosa e muito doce, essa espécie tem fruto comprido e estreito, com casca esverdeada mesmo quando madura.
Espadão do norte – tem menos fibras que a espada, mas não é tão saborosa. Seu formato também é parecido, mas mais volumoso.
Háden ou Áden – considerada a mais bonita das mangas, tem a casca amarela e vermelha, quando madura. Sua polpa é macia e sem fibras.
Manga coquinho – é conhecida também por manguita, devido ao tamanho pequeno. Tem casca amarela e sabor delicioso.
Manga coração – seu formato lembra um pequeno coração. Possui casca rosada ou amarelo rosada e polpa um pouco fibrosa.
Keit – também quase não tem fibras. Sua polpa é macia e sua casca é verde arroxeada ou avermelhada.
Manga maçã – assemelha-se à manga manteiga no formato, mas sua casca é rosada e a polpa, também macia, é aromática e de sabor ácido.
Manga manteiga – é grande, arredondada, de casca verde clara amarelada e polpa macia, quase sem fibra.
Manga rosa – maior que a manga coração, por vezes é confundida com a manga maçã. Sua casca é rosada ou amarelo rosada e a polpa não contém fibras.

Propriedades Nutricionais
Encontra-se na manga um bom teor de carboidratos, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco. A vitamina A é o principal nutriente da manga e faz bem para os olhos e para a pele, por exemplo.

Uso no mundo
As mangas são também a matéria prima do famoso chutney de manga, de origem indiana e muito usado na Inglaterra e EUA. Trata-se de um molho para carnes feito de fatias da fruta cozidas com vários temperos como cebola, sal,m pimenta, açúcar, vinagre, curry, gengibre, coentro em pó, páprica e noz moscada.

Eis a receita:

Ingredientes
- 2 mangas maduras picadas
- 2 xícaras de açúcar mais 1/4
- 2 xícaras de vinagre
- 2 colheres de sopa de gengibre bem picado
- 2 dentes de alho cortados em fatias
- Meia pimenta vermelha picada
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 xícara de passas brancas picadas

Preparo:
Para fazer a calda, leve ao fogo alto o vinagre e o açúcar e mexabem até dissolver completamente o açúcar e formar uma calda bemgrossa. Quando a calda começar a ferver, é hora de juntar a manga. Mexa por cerca de 10 min até a fruta ficar bem macia, quase sedesmanchando. Depois, coloque todos os outros ingredientes. Mexa por uns 15 min até a calda reduzir bastante. O ponto ideal éo de um doce de colher.Está pronto o chutney de manga (acompanhamento ideal para carnes,quentes ou frias, aves, embutidos e queijos).



3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lorena, também sou belemense e estava numa dúvida cruél, moro no Rio de Janeiro e quando criança minha mãe sempre me contava essas estórias de manga, açaí, tucupí. Estou estudando para uma prova da minha facul, já são quase 2:30h, bateu uma fome arrasadora e fui na geladeira só tinha manga rosa. Comi creme de cupuaçu após o jantar, que leva leite. Que bom que achei seu blog, vou comer tranquilo rsrs.

Lorena Filgueiras disse...

Que bom que vc ficou mais tranquilo... rsrsrs

Anônimo disse...

Mas aí vocês tem que avaliar se os ingredientes estavam puros. A restrição é de comer manga fresca do jeito como comemos aqui naturalmente, com leite fresco, puros, na hora e juntos.
Meu professor disse que fez isso e sentiu muita dor de barriga e até foi para o hospital.
Ao cozinhar, talvez os dois percam seus efeitos, pois cozinhar é uma alquimia, e fazer cremes e resfirar também faz as frutas perderem seus potenciais.