sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Absinto (ou histórias da "fada verde" - green fairy)


Lembrei de dois filmes que adoro e que abordam o consumo do Absinto: From Hell ("Do Inferno") e Dracula (do Bram Stoker).

Na Europa, o absinto faz sucesso nas noites "underground"

fonte: Jornal Le Monde

Banido em 1915 pela legislação francesa devido à luta contra o flagelodo alcoolismo, o absinto está alegrando as noites dos bares e dasdiscotecas descoladas na Inglaterra, na Alemanha, na Holanda e naSuécia. A ressurreição do absinto foi possível, de uma maneira indireta, por uma diretriz européia de 1988, que estabeleceu uma tolerância de até35 mg de thuyone (a molécula contida no caule da planta absinto) por litro nas bebidas destiladas. Na França, ela continua sendo uma bebida reservada a um nicho restrito e que é encontrada em apenas algumas adegas, em algumas quitandas de luxo e num grupo reduzido de bares retro ou "hype".

Mais sulfurosa de que um licor, mais romântica do que um "pastis"(destilado de anis tomado com água), a "fada verde" (nome que lhe foi dado por poetas impressionistas) destina-se ao "underground". Nos bistrôs de Praga, o sexto drinque é gratuito. "Der Phantom", "LaBoheme Bitter Spirit", "Starorezna Devil" ou "Hypnotic Absinthe": todos estes são os nomes que atraem os novos Verlaine, Pascin,Daumier.

Contudo, a bebida agrada.

Desde a "revolução de veludo", no início dos anos 1990, a República Tcheca se reconciliou com a sua tradição defabricação, proibida sob o comunismo. Em dez anos, ela tornou-se oprimeiro fabricante mundial da bebida. A Espanha, por sua vez, produz um absinto de cor vermelha ou preta, muito "Movida". Nos países que a recusam em seu território, como os Estados Unidos ou a Austrália, as encomendas feitas pela Internet permitem contornar a lei. A má reputação da bebida verde, que dizia-se causar a loucura, tornar cego e provocar convulsões, provém da thuyone. Quando absorvidaem excesso (no século 19, 1 litro continha 260 mg, contra 35 mg autorizados atualmente), freqüentemente esta molécula pode provocar desastres neurológicos. Os testes feitos no início do século 19 comprovaram este fato. Neles, injeções repetidas de thuyone foram dadas diretamente no fígado de animais, cada uma representando o equivalente a seis aperitivos com grau alcoólico de 72º: enquanto ofígado era relativamente pouco atingido, os danos cerebrais revelavam-se fulminantes.
cena do absinto (legendada em Inglês) em Dracula.

Nenhum comentário: