quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O rasante da bruxa e a salada quente


Não me lembro (aliás, não me ocorre agora) de um único momento em que tenha ficado sem comer por não ter "ingredientes" em casa. Não me recordo mesmo. E quando os recursos são limitados, cozinhar é mais delicioso ainda.

É nesse momento que acontece o momento do "rasante da bruxa" - quando a bruxa que vive dentro de mim se manifesta através de combinações, no mínimo, inusitadas. Acho importante dizer-lhes que eu passo "hooooooras" na seção de condimentos e temperos do supermercado. Na cozinha não faltam inúmeros potinhos com ervas desitradas, misturebas que eu faço (com temperos, claro), muitas especiarias. Adoro colocar um pau de canela dentro da panela de carne assada. Estranho? Não. Delicioso. Instigante. E cravinhos-da-Índia então??

Hoje a bruxa deu rasante. Peguei cenoura, chuchu (sim, eu amo chuchu), feijão verde, pimentões verdes e vermelhos (sim, claro.. vermelhos) e repolho. Cortei todos em pedaços assimétricos, meio toscamente.

Panela antiaderente. Um fio de óleo de girassol. Alho. Jogue todos os legumes/verduras e refogue. Acrescente um pouco de água. Acerte o sal. Um pouco de shoyu... e a bruxa em mim pediu um pouco de páprica picante em pó.

Deixe naquele borbulhar incessante por uns 20 minutos. Desligue o fogo. Só aí misture as ervas finas: um pouco de salsinha e cebolinha bem picadinhas e um tiquinho de orégano.

Voilá!!! Salada quente, saída na hora. Sirva imediatamente. Se quiser, adicione azeitonas e tomates frescos picados e se quiser temperar um pouco mais, um fiozinho de azeite de oliva e um fio de aceto balsâmico caem muuuuuuito bem. Um bom chá gelado de acompanhamento.

E não é que a bruxa se deu bem?

Nenhum comentário: