segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O Consomê (de couve-flor) do Rei Sol

Fiquei tão empolgada com a descrição do bom (e refinado) gosto do Luís XVI por sopas e consomês, que resolvi testar... (o texto completo está no http://www.tomatoepotato.com/)

Com um dia de antecedência: Peguei 200 gramas quilo de manteiga (manteiga, mesmo!) em temperatura ambiente. Rapas de um limão. Folhas de sálvia bem picadinhas. Misture tudo (eu usei a batedeira) até a manteiga ficar um pouco mais clara. Retire da vasilha e coloque em papel manteiga. Como se fosse um grande quadrado ou um salame (do modo que ficar mais prático para você). Deixe na geladeira.

Fazendo o consomê:
Couve flor (eu usei meio quilo). Corte em cabinhos pequenos, para facilitar o cozimento. Cozinhe em 1 litro de água, salgada a gosto. Quando a couve flor estiver macia, desligue o fogo. Coloque a couve-flor e a água de seu cozimento no liquidificador. Bata até obter um creme homogêneo. Reserve. Despeje o conteúdo do liquidificador numa panela antiaderente e adicione uma caixinha de creme de leite. Rale um pouquinho de noz moscada. Leve tudo ao fogo, acerte o sal e mexa até (quase) levantar fervura. Optei por não dourar um pouco de alho e cebolas, antes de despejar a mistura na panela, porque fiquei com medo que roubassem o gosto da noz-moscada.
Retire do fogo. Sirva em vasilhas de consomê. Bem quente. E a manteiga???? Retire da geladeira. Corte em cubinhos (nem muito grande, nem muito pequenos) e coloque sobre os consomês... Veja bem, a manteiga vai derreter... Ela está "temperada" com limão e sálvia... Ela vai derreter... incorporar o gosto... Não precisa comer toda a manteiga de uma única vez. Guarde para outros pratos que mereçam um gosto tão bom...
Luís XVI sabia das coisas!!!

Nenhum comentário: