domingo, 17 de fevereiro de 2008

O fiasco do bolo de goma

Quando digo que bolo não é minha praia, tem gente que ainda duvida...
Sou louca por um bolo de goma, que só a Maria Alice sabe fazer. Pois bem, da última vez que estive em Bsb (no carnaval), ela fez o bolo para mim. Papo vai, papo vem, chovia lá fora, xícaras de café, Maria Alice e seu cigarro... Ela resolveu me ensinar a receita. Que lembra muito o gosto de um pão-de-queijo (e eu idolaaaaaaaaaaaatro o pão-de-queijo mineiro). Passo-a-passo. Eu, como boa aluna - atenciosa - que sou, anotei tudo, sem piscar.
Daí, "onde se compra a tal goma em Belém???". Porque a goma em questão não é farinha de tapioca, nem a goma que fazemos tapioquinha (aliás, nos meus áureos tempos de Sampa, sabia eu que o povo que fazia tapioquinha, usava polvilho...). Maria Alice não contou conversa - levou-me à cozinha e me deu de presente um kg/lt da tal goma: "É do Piauí, Lorena. Minha irmã, a Bel, sempre manda para mim. Agora não vai ter desculpa para vc não fazer".
Receita anotada, a goma na mala e boas intenções na cabeça. Lá peguei o avião de volta para Belém, esperando o momento certo.Hoje, totalmente inspirada, acendeu "a luz". "Vou fazer o bolo da Maria Alice".
Separei os ingredientes:
- 1/2 kg de goma (na falta, use o polvilho);
- 1 litro de leite
- 1 baita generosa colher de manteiga
- Sal a gosto
- 6 ovos (claras batidas em neve e depois adicione as gemas).

Deixe a goma de molho no leite por uma hora. Depois desse "descanso", adicione a colher de manteiga (em temperatura ambiente), o sal e os ovos. Mexa tudo muito bem. Unte a forma com óleo e despeje a mistura. Leve ao forno até crescer e dourar. O truque do palitinho limpo sempre dá certo.Aí começou a meleca, o tal palito nunca saía limpo. Depois de quase uma hora de forno, o bicho lá, lindo e crescido. Tirei na marra (apesar do palitinho ainda sujo) e resolvi desenformar... o bolo quebrou, o gosto não é o mesmo... Minha irmã comeu de gentil que é.
Fiasco! Fiasco! Fiasco! Poxa, Maria Alice... onde foi que eu errei????

Um comentário:

Edson Leite disse...

Olá, lamento pelo seu bolo/fiasco... posso dizer que a receita estar totalmente desencontrada com a que eu costumo fazer... e tem dado certo comigo! Nem sei se você ainda estar atualizando o seu blog, mas vou deixar assim mesmo a receita do bolo de goma do piaui:
É fácil de memorizar... veja a sequência das quantidades...

1 xícara de óleo
2 xícaras de leite
3 xicaras de goma
4 ovos
sal a gosto (menos de uma colher)

Modo de preparo:
Junte o leite, óleo e sal e leve ao fogo até ferver, depois vá acrescentando a goma, mexendo bem a mistura. Acrescente os ovos, um a um, mexendo sempre.
Unte uma forma (dessas redondas com buraco no meio) com margarina e despeje a mistura. Em seguida leve ao forno por cerca de 40 minutos. Não espere que o teste do palito funcione, mesmo no momento ele sairá marcado.
Espero que desta vez dê certo. Bom apetite.