domingo, 22 de março de 2009

Pão com manteiga


Os gourmets que me perdoem, mas troco a melhor das refeições por pão com manteiga. Assim. Troco mesmo.
Não é de agora essa paixão desvairada, sempre fui louca (desculpem a falta de um adjetivo melhor. Podia ter usado "apaixonada", "tarada", "viciada", todos muito inadequados, na minha opinião) por pão e o melhor acompanhante é a manteiga.
Devo ter herdado da minha mãe, que por sua vez herdou da minha avó Maria Lúcia (a dona do melhor bolo de queijo) a paixão por manteiga (minha nutricionista ficará de cabelos em pé quando ler isso).
Cá por casa não entra margarina. Quer dizer, até entra, porque a irmã não curte manteiga (de onde vieram esses genes, guria?). Mas sempre há manteiga. E tem de ser a melhor, de qualidade irrefutável!
Eu não gosto de requeijão (parece uma incongruência, né? Ser queijeira e detestar requeijão), não curto meeeeeesmo margarina e acho que a combinação pão + manteiga é a melhor coisa que já inventaram.
É tentador passar por uma padaria no horário em que a última fornada está saindo. No Pará o pão francês tem um nome muito singular - cá por nossa terra ele é chamado de pão careca - não me perguntem o porquê.
Prefiro o branquinho (não muito torrado), mas adoro as baguetes, ciabattas, o pullmann e por aí vai.
Já houve o cúmulo de sair para jantar e ficar quase a noite toda no pãozinho do couvert e na manteiga branca, batida quase em ponto de chantilly (aliás, puxando a brasa para minha sardinha, a manteiga do couvert do Dom Giuseppe é uma das melhores).
Tem coisa melhor? Pãozinho quente, cortadinho (tem de ter a fumacinha de quente), daí você passa a manteiga, que quase imediatamente derrete - um ouro amarelo.
E para acompanhar?
Sou suspeitíssima, porque sou a rainha do café com leite. Mais leite que café, só para deixar claro. Fumaçando de quente.
Além de trocar a melhor refeição do mundo por essa combinação, o café com leite + pão com manteiga é a minha primeira opção quando estou down, precisando de colo. Depois do primeiro gole e da primeira mordida (e quando a manteiga lentamente escorre na língua), a sensação de "lar" toma conta e meu espírito fica reconfortado.

Foto: Flickr

Um comentário:

Luiz Carlos disse...

Acabo de tomar aquele café preto com um delicioso pão de hambúrguer e... maionese! Sabe o que é, eu também amo, muito, muito mesmo, pão com manteiga, mas hoje precisava variar o paladar, meio atormentado pelo resfriado que deixa tudo sem graça. Enfim. Sinto que lhe devo algo. E faço questão de pagar. Quero me livrar das cobertas logo para ir ao seu encontro. Um beijo carinhoso.