terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Um bife paris caprichado


Comecemos pelos acompanhamentos (porque é o que vai levar mais tempo mesmo): batatinhas e cebolas assadas. Você forra aquele seu pirex com papel alumínio, deita cebolas (cortadas ao meio, minha opção) e batatas (com cascas) bem lavadas e secas. Sobre elas, despeja um generoso fio de azeite e alecrim. Cubra com papel alumínio e leva ao forno, deixe lá e vamos fazer o bife Paris.




O que é um bife Paris?
São bifes magros, geralmente de Patinho ou Coxão mole, encontrados facilmente nos açougues. Garanto a vocês: são muito saborosos. Tempere-os à gosto.
Recheie os bifes com meias cenouras (bem lavadas e limpas) e linguiças (do tipo) fininhas. Faça rolinhos e prenda com palitinhos de madeira. Numa panela, deite aquele famooooso fio mega-ultra-power generoso de azeite de oliva, refogue uma cebola (cortada em pétalas), alho bem picadinho (e tomate, se quiser) e deite os rolinhos (bifes). Sele bem a carne, refogue (se quiser usar bacon, fique à vontade - eu dispensei) e... surpresa: despeje o conteúdo de uma lata de cerveja e deixe cozer bem (você terá de completar com água - talvez). Acrescente uma folha de louro (opcional, mas faz toda a diferença) e salsinha fresca picadinha. Acerte o sal.
Tampe a panela e aproveite esse tempinho, ver seus legumes: talvez você tenha de virar as batatinhas para que possam dourar de ambos os lados. Tampe de novo e leve ao forno novamente.
Quando restar um molho denso no fundo da panela, é hora de desligar e colocar os bifes (os rolinhos) entre os legumes assados. Regue com molho e leve à mesa. Sirva quente, com um arroz branquinho.
Garanto suspiros e elogios apaixonados. O resto deixo por conta de vocês, tá? =**

Nenhum comentário: