segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O dia em que decidi fazer cupcakes*



*texto originalmente publicado no site da Revista Leal Moreira. Para ler essa versão, clique aqui.

Se você ainda não conhece minha fama, aviso logo: não sou uma boleira de mão cheia. Sequer sou boleira. A Química é uma ciência que passa ao largo de minhas receitas de bolo. As claras em neve, delicadamente incorporadas à massa e que deveriam garantir-lhe leveza... estou tentando culpar as claras, mas o problema não é com elas: o bolo não senta (como dizem cá no Norte do país), não sola... ELE DORME!

É importante que vocês saibam o tipo de relação que tenho com essas belezuras, para que entendam este post. Diariamente, tenho uma lista de blogs culinários (os ‘foodies’) pelos quais costumo passear e o assunto mais comum entre eles (dias antes do Natal) era “cupcakes”. Daí que eu resolvi me dar mais uma chance. Mais uma, em prol de um objetivo maior: pequenos bolos, para um pequeno garotinho, de cinco anos ;-)

Como este espaço aqui é o filho caçula, vocês hão de saber que – por convicção – nunca quis ter micro-ondas e batedeira (leiam aqui), mas em nome de uma receita, que li no delicioso The Cookieshop, pensei: “é, acho que está na hora de rever isso...”

Saí, em meio à confusão das compras de final de ano (leia-se, shoppings ABARROTADOS de gente), determinada a comprar uma batedeira. Não foi uma KitchenAid (ainda não). Por ser a primeira, a “investidura” foi bem mais modesta.

Antes, enfrentei uma fila absurda no supermercado, para comprar os ingredientes. Com os itens da receita comprados e a batedeira novíssima debaixo do braço, fique cheia de confiança. Pensei comigo mesma: "não tem como não dar certo". Atirei-me de cabeça nesta "aventura" e só para vocês perceberem o nívem de auto-confiança, comprei as forminhas para cupcakes, além do saco de confeiteiro e bicos de pâtisserie (me internem!).

EM TESE, não há mistérios: basta seguir a receita. Mas se tem algo que aprendi na cozinha (até para me livrar do complexo de culpa): não espere um resultado fantástico de cara. A gente erra. Tem gente que erra menos, outros – na segunda tentativa – já conseguem obter um resultado bem próximo do esperado.

Segui a receita da Cookieshop com uma precisão cirúrgica. A conclusão foi: errei em algum momento, porque a massa ficou deveras amanteigada, demorou a assar... o gosto era fantástico, mas não rolou... nem de longe, visualmente, lembrava um cupcake de confeitaria.




Vocês acham que eu me abalei? Que o fato de ter errado me intimidaria? De jeito algum! Aí eu decidi improvisar.

Quando a gente tem uma “certa intimidade” com esse universo, fica mais fácil “improvisar”. O improviso – de LONGE – ficou bem melhor. Muito, muito melhor: rendeu um cupcake de chocolate meio amargo com amêndoas e amendoim (fico devendo essa receita).

Mas a cereja do bolo foi a cobertura... Vocês não têm ideia – um marshmallow de morango, facílimo de fazer. Chorei ao final de 10 minutos de batedeira.



Aí, o resto é carinho... é uma característica do ser humano: a gente come com os olhos, logo aparência conta bastante. Já que o resultado não foi sensacional, caprichei no que dava para caprichar: forminhas roxas, marshmallow de morango e confeitos (tom sobre tom), em formato de pequenos corações.


Tendo incorporado o espírito de algum chef de pâtisserie, fiz uma segunda opção de topping (ou cobertura) para o cupcake, que me agradou mais (por ser menos doce): um brigadeiro branco (leite condensado manteiga) com duas gemas peneiradas e raspas de limão siciliano (também ficarei devendo essa receita para o próximo post). Tudo pronto para a Noite de Natal. Será que o garotinho de cinco anos ia gostar?

Ah... fiquei na dúvida: afinal quem era a criança mesmo? =)

CUPCAKES FORMIGUEIRO (The Cookieshop):

Bolo Formigueiro rende 24 cupcakes

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
200g manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
4 gemas
100g de coco ralado seco (um pacotinho)
1 xícara de leite
50g chocolate granulado (ou granulados coloridos)
4 claras batidas em neve

Para o bolo

Preaqueça o forno a 180°C. Coloque forminhas de papel em duas formas para muffins de 12 buraquinhos. Reserve.

Em uma tigela grande, peneire a farinha e o fermento. Misture Bem. Reserve

Na batedeira, bata as claras em neve. Reserve.

Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme branco e fofo. Junte as gemas, uma a uma, batendo bem a cada adição. Junte o coco ralado e bata para misturar. Junte a mistura de farinha, alternado com o leite (farinha/leite/farinha/leite/farinha). Misture o granulado.

Tire da batedeira. Junte as claras em neve, envolvendo cuidadosamente com uma colher grande para incorporar.

Encha as forminhas com a massa até 2/3 cheias. Asse por mais ou menos 20 a 25 minutos. Um palito deve sair seco quando espetado nos bolinhos.


Cobertura de morango (marshmallow)

Cobertura Cor-de-Rosa


1 xícara de água
2 xícaras de açúcar
3 colheres de sopa de gelatina de sabor morango, cereja, framboesa, etc
2 claras batidas em neve
1 colher de chá de baunilha (não usei)

Misture muito bem a água com o açúcar e a gelatina e leve ao fogo para levantar fervura, e até que o açúcar esteja dissolvido. Adicione esta mistura lentamente às claras batidas em neve, batendo na batedeira em velocidade máxima, até obter a consistência de suspiro (levei uns 10 minutos, na Kitchen-Aid). Acrescente a baunilha e misture bem.

Na decoração desses cupcakes, usei um saco de confeitar com bico perlê bem largo, formando montinhos de cobertura, e polvilhei com açúcar cristal colorido.

Nenhum comentário: