domingo, 27 de fevereiro de 2011

Baião de Dois


Foi um repente. Domingo é dia de preguiça e tento (quase sempre sem sucesso) passar longe da cozinha, mas depois de passar os últimos dois dias com alimentação desregulada, à base de comida pesada, delivery, decidi que um baião low profile seria uma boa opção. Não porque seja uma comida leve, mas porque seria feito em casa, logo com uns toques de "invecionice", uns temperos diferentes e pouquíssima gordura. E assim foi.
Adianto-lhes: foi fácil executar a receita porque havia feijão preto - presente da minha mãe, mão santa para feijões - congelado, no fundo do congelador... há algum tempo.
Então foi assim:
- Numa panela, um fio de azeite. Doure cebola, alho (bem picadinho) e alho-poró (não falei numa invencionice ;-). Refogue uma xícara de arroz (medida). Usei arroz agulhinha e some água quente. Quando estiver secando, acrescente o feijão preto (ou de sua preferência). Eu uso sempre o dobro de feijão, neste caso, duas xícaras (e meia) de feijão preto pronto. Quando estiver secando (não muito, prefiro-o com muito caldo), acrescente cheiro verde picadinho e tomates vermelhos em cubinhos. Ah, se você quiser, acrescente linguiça ou paio (eu passei o meu pela frigideira e escorri toda a gordura e ainda deitei em papel-toalha para absorver melhor).
Sirva imediatamente, quentíssimo, com azeite (é, dele não abro mão) e cebolinhas.


* Prato e post em homenagem ao meu incrível amigo Gerson Nogueira, baionense (nascido em Baião, município no interior do Pará) orgulhoso das origens e dono da pena mais sagaz do jornalismo espotivo... Ah, o cabra ainda manja de Rock'n'Roll como ninguém! Todas as felicidades a este querido..

Nenhum comentário: