segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Terrine de Haddock defumado com castanhas-do-Pará


Adoro terrines - costumo pensar nelas sempre, especialmente quando quero entradas leves e que impressionem meus comensais ;)
Elas não são complicadas, mas carecem de um tempinho de geladeira, para que fiquem na forma desejada... Eu sempre gosto de desenformar as minhas (visualmente, se feitas com tempo e carinho, ficam imbatíveis!).
E essa, em especial, arrancou elogios e suspiros apaixonados!
Vamos à receita?

Ingredientes:
- 3 caixinhas de cream cheese;
- 150-200 gr.de castanhas do Pará;
- 250 gr. de haddock defumado;
- 3 colheres de azeite de oliva (vá de extra-virgem, sempre!)

Modo de fazer:

Pique grosseiramente as castanhas (eu gosto da crocância e por isso gosto de picá-las à mão, sem o auxílio de um liqudificador. Mas fique a vontade) e misture ao cream cheese de duas caixinhas. Incorpore o azeite e misture bem. Reserve.


Corte o haddock em cubinhos e reserve.


Lembra que sobrou uma caixinha de cream cheese?

MONTAGEM:
Forre uma forma com papel alumínio bem reforçado, e com as bordas para fora, de modo que você possa puxá-lo depois que a terrine estiver pronta.
Sobre esse "forro" de papel alumínio, você deita o cream cheese (aquele da caixinha que sobrou, lembram?), alise com uma colher e faça sobre ele uma camada de haddock defumado (cortado em cubinhos) e finalize (sobre a camada de haddock) com uma camada (que ficará bem alta, grossa) de cream cheese cm castanhas do Pará. Leve à geladeira até firmar bem (de 2h a 3h) e desenforme. Decore.
Eu usei (para a decoração) tomatinhos e gergelim.


ATUALIZANDO O POST (20h40, de 24/10/11)
Terrines são entradas e podem ser consumidas assim, sem mais nada. Ou, se o freguês preferir, pode ser degustada com torradinhas, grissinis, pães... No caso específico desta, ela foi consumida com pãezinhos de batata, fresquinhos, quentinhos, feitos por um querido - o novo padeiro da praça!
É de conhecimento público que eu curto misturas agridoces, néam? Daí que ainda quando eu estava preparando, decidi fazer um coulis de morango, que não casou tão bem, mas harmonizou LINDAMENTE com uma geleia de pêssegos... os comensais concordaram, hein?!? Mas só vá em frente, se lhe apetecer.
Você pode substituir o haddock por ingredientes mais em conta: atum (beeem drenado), camarões (se forem baratos aí onde você mora). Eu amo peixe defumados.. já fiz essa terrine com pirarucu e salmão defumados, mas o haddock é imbatível. Ousar e criar são palavras de ordem, portanto feel free.

Nenhum comentário: