quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tortinhas de limão


Aos meus frequentes comensais, costumo perguntar: "e aí, o que vocês querem para a sobremesa?"
Com raras exceções, a resposta é uma: "torta de limão"
Minha versão do clássico é simples, simplérrima, eu diria. Dispenso os suspiros e... er... as medidas. No olhômetro (desculpem, tá?)
E bem rápida. Fiz essas, para uma querida, em plena TPM (e desejosa de um doce cítrico).
A receitinha...

Ingredientes:

Para a massa (casquinha de biscoito):
- Biscoitos maizena triturados (eu uso a função pulsar do liquidificador)
- Manteiga (sem sal)
Depois de triturados, os biscoitos ficam reduzidos a uma farofa. Junte essa farofinha à manteiga, com as mãos, e faça uma massa, que vai ficar úmida, mas não muito homogênea. Com as mãos, vá forrando a forma, até formar uma casquinha. Leve ao forno, até firmar (mas não deixe esturricar). No meu forno, leva ums 20 minutinhos (menos até, penso).


Creme de limão
- Suco de 4 limões
- Raspinhas de limão
- Uma lata de leite condensado
- 1/2 lata de creme de leite
Bata tudo no liquidificador e deite sobre a casquinha da torta. Deixe no calor do forno por uns 10-15 minutinhos. Retire, deixe esfriar e leve à geladeira... ((esse último estágio nunca acontece lá em casa. A pobre da torta é devorada antes de sentir um arzinho frio...)))

Umas considerações:
- Se você tiver (e quiser), faça a torta em uma forma de fundo removível (mais por questões de apresentação);
- Tem gente que curte bordinhas bem feitas e aparam as sobras com uma faquinha. Gosto das minhas irregulares, mas vá em frente. O gosto predominante é o do freguês;
- Há os que não dispensem os suspiros. Vivo bem sem eles. Na realidade, acho que a torta fica dulcíssima. Eu não gosto, mas vá em frente.
- Eu usei limão havaí, mas os resultado fica mais perfeito com o siciliano (questão de gosto, olha aí).
- Use as raspinhas de limão pra decorar.

Nenhum comentário: