sábado, 3 de janeiro de 2009

Pão caseiro (de liquidificador)


Essa receita está há anos conosco e é facílima. Vale a pena.
Fiz hoje, ainda nesta fase "solta".

Bata no liquidificador:
1 1/2 copo de leite morno
1/2 copo de açúcar
2 ovos
1/2 copo de óleo (para variar use azeite oliva ou 3 super colheres de manteiga)
1 colher (das de chá) rasa de sal

Modo de fazer:
Depois que bater bem, despeje em uma vasilha, adicione (aos poucos) 1/2 kg de trigo. Misture com as mãos ou na batedeira. Adicione 1 colher (das de sopa) bem cheia de fermento para pão.
Unte e enfarinhe uma forma e deite a massa. Deixe descansar por meia hora e asse em forno médio até dourar.

Várias observações:
o pão, assim, simples já é uma delícia. Daí deixe sua criatividade comandar os sabores: vale a pena misturar com frutas cristalizadas (fica igual ao panettone), com queijo parmesão ralado, ervas frescas, linguiça, bacon, uvas passas, gotas de chocolate e por aí vai...

2 comentários:

Unknown disse...

meninaaaa!!! tu me deste essa receita qdo a gente estudava alemão, eu fiz várias vezes! (rs) acho que tenho ela copiada no meu caderno de receitas, somewhere in time (como diria Rachmaninoff)...

Lorena Filgueiras disse...

rsrsrsrs
Ah, Bruna, que saudades. Olha só do que tu lembraste. Nós no Alemão. Eu faço até hoje a torta de maçãs, que me ensinaste. Volta e meia, troco por bananas e o público delira! Beijos e feliz 2009!