sábado, 28 de novembro de 2009

Pão de pesto



Estou tentando escrever este post há dias, sem sucesso.
Foi uma invencionice legal, que deu certo e que batizei de "pão de pesto", porque como bem diz o nome, é um pão caseiro que leva o famoso molho italiano na receita.
É rapidinho e bem prático, basta que você tenha todos os ingredientes à mão.
Ah, outra coisa: não me deterei com quantidades exatas no pesto, que sempre faço na base do "olhometro".

Faça o pesto:
manjericão fresco (folhinhas lavadas, secas e separadas, please tá?)
azeite extra virgem (não economizem porque valera muito a pena)
nozes
queijo parmesão ralado na hora
Leve os ingredientes a um pilão e macere. Muito punk? Leve tudo ao liquidificador e dê uns "sustinhos", que é para ficar grosso, com pedaços. Reserve.


O pão:
1 1/2 de leite morno
3 ovos inteiros
1/2 copo de azeite (que eu substituí pelo pesto, sacam?)
1/2 copo de açúcar
1 colher das de café de sal
- Bata esses ingredientes no liquidificador (deixe o pesto por último, que é pão não bater demais e ficar ralinho).

1/2 kg de trigo (uma diga: eu sempre uso menos, uns 400 gramas, porque o pão fica bem levinho e assa lindamente...)
2 colheres de fermento para pão
Despeje essa mistura em uma vasilha e com uma colher de pau, vá adicionando o trigo e o fermento. Falarei por mim: prefiro misturar com as mãos.
Eu também adicionei tomate cortado em cubinhos e queijo parmesão ralado ao pão.


Unte uma forma e enfarinhe e coloque a massa do pão e deixe crescer por meia hora e leve ao forno para assar até dourar.
Bom apetite!


p.s. desta blogger: DETESTO fazer fotos de noite. Nunca saem boas... Portanto desculpem aí... ;-)

Nenhum comentário: