segunda-feira, 14 de abril de 2008

Nuvem de Bacalhau no Céu da boca


Não morro por bacalhau.
Nunca fez meu tipo, mas a Marília (minha super irmã) AMA bacalhau.
Ela comprou e ontem, domingão de preguiça, veio com aquele papo velho: "você bem que podia fazer um suflê, né...?"
Convenhamos: é domingo. E a paciência? Mas fiz uma adaptação de suflê.
À mesa, durante o almoço, a Mari só dizia: "meus Deus, Lore, é uma nuvem de bacalhau!"
Achei poético e decidi utilizar aqui. A receita vai abaixo. A foto não está convidativa, porque peguei o primeiro celular que vi pela frente.

Nuvem de bacalhau:

- Bacalhau dessalgado e desfiado (uns 400 gramas). Refogue esse bacalhau com azeite de oliva, um pouco de pimenta rosa e champigon. Desligue e reserve.

- Doure duas colheres de trigo em manteiga (umas duas colheres bem cheias) e despeje meio litro de leite. Continue mexendo, sem parar. Adicione 4 gemas de ovos (só as gemas) e continue mexendo até ficar bem homogêneo. Desligue o fogo e adicione o bacalhau já refogado.

- Pegue as 4 claras e bata em neve e misture delicadamente ao "creme de bacalhau". mas não misture muito, que é para as neves formarem picos. Leve ao forno por 25 minutos.

- Para acompanhar eu fiz umas batatas recheadas. Pegue 3 batatas bem grandes e cozinhe com casca em água salgada. Quando estavam moles, cortei ao meio (no comprimento) e tirei o miolo bem... quase deixei no casca. Com o miolo, fiz um purê bem molinho, com creme de leite e requeijão, tipo cheddar. Adicionei milho verde e ervilhas. Recheei as batatas e levei de volta ao forno para dourar...

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.