quarta-feira, 2 de março de 2011

Cebolas


«Quando é importunada com perguntas, a recordação assemelha-se a uma cebola, que quer ser descascada, para que possa vir à luz aquilo que é legível, letra a letra: raramente de forma unívoca, muitas vezes como escrita em espelho. A cebola tem muitas camadas. Mal é descascada, renova-se. Cortada, provoca lágrimas. Só ao descascá-la fala verdade. O que aconteceu antes e depois do fim da minha infância, bate à porta com factos e decorreu pior do que o desejado, quer ser contado às vezes assim, outras de maneira diferente e desencaminha para histórias de mentira.» GRASS, Günter.

Para ler mais, clique aqui.

Na minha infância, temperos não entravam em casa. Explico: era "proibido" usar alho, cebola, cheiro verde. Meu pai tinha verdadeira ojeriza. Ele, até hoje, não come. Sequer consegue sentir o cheiro. Minha mãe penava muito porque considerava injusto privar-nos de uma comida bem temperada. Como toda mulher matreira, ela dava lá seus jeitos para disfarçar o gosto e "quase" sempre conseguia. O faro do papai era infalível! Acho que o amor (à época, naturalmente, já que estão separados há quase 20 anos) fazia com que ele não percebesse. Mas nem tanto...
Tanta intolerância remonta aos tempos dele de criança. Minha mãe conta que o "asco" nasceu da obrigação em beber uma "mistureba" que levava alho: imposição do meu saudoso avô paterno, Antônio.
É engraçado... Podíamos (eu e Marília) ter herdado algo dessa aversão e no entanto somos apaixonadas por temperos. Por cebola, então, nem se fala... O inconveniente são "as lágrimas", mas até para isso, encontrei solução! Há dicas curiosíssimas...

- Ao descascar uma cebola, experimente colocar um palito de fósforo (apagado) entre os dentes. O enxofre da cabeça do palito absorverá os gases da cebola, que provocam as lágrimas. Um outro truque é colocar uma bolinha de miolo de pão na ponta da faca com que estiver cortando as cebolas.

- Antes que a cebola leve você as lágrimas, faça com que ela perca o cheiro forte. Sem retirar a casca escalde-a em água fervendo, espere dois minutos e descasque-as embaixo da torneira de água fria. Se sobrar algum pedaço que não foi usado, passe óleo ou manteiga no lugar em que foi cortada e guarde num pirex, com a parte untada para baixo.

- Para que você não chore enquanto descasca a cebola, basta mergulhá-la por alguns minutos em água bem quente. Isso também facilitará o trabalho de descascá-la.

- Ao descascar cebola, para não chorar, vá molhando a faca em água corrente enquanto corta a cebola.

Nenhum comentário: