domingo, 27 de fevereiro de 2011

A lenda do vinho que o capiroto bebia



"A linha Casillero Del Diablo é a mais conhecida da vinícola Concha y Toro e se tornou uma espécie de ícone de vinhos chilenos no mercado global, vendido em mais de 120 países. É também o vinho do Chile mais consumido no Brasil.
(...)
Em 1883, Don Melchor de Concha y Toro, fundador da vinícola, trouxe para o Chile algumas cepas de Bordeaux, na França, e plantou-as no vale do Maipo, obtendo excelentes resultados. Uma parte dos melhores vinhos produzidos, Don Melchor guardou para consumo próprio (Esperto ele, não?).

Vasculhando a história, descobrimos uma frase de Don Melchor que começa a desvendar esse mistério: "Como una forma de mantener inalterables sus condiciones de temperatura y humedad, estos vinos fueron guardados al fondo de esta magnífica bodega, en un casillero especialmente destinado para este fin." Ou seja, o casillero seria a parte mais nobre da adega, uma espécie de armário ou arquivo de barris.

Vamos então à segunda parte da história: “El Diablo”. Nos primeiros anos, vários barris desapareceram misteriosamente do casillero. Para dar uma explicação ao sumiço, e principalmente para evitar que os camponeses da região continuassem roubando seu precioso vinho reservado, Don Melchor espalhou a lenda de que o diabo morava justamente naquela adega. E não é que essa lenda funcionou? Intimidados e apavorados com a idéia de ficarem de frente com o diabo, os camponeses pararam de roubar os barris de Don Melchor. Bom pra ele que teve seu problema resolvido, e bom pra nós que temos o prazer de saborear essa preciosidade até os dias atuais.



Fonte: Homens na Cozinha

NOTA: AMO o Casillero e este foi presente do Fernão, no encontro de nossa recém-formada confraria... Você lê aqui.

Nenhum comentário: