quinta-feira, 12 de maio de 2011

Frozen Yogurt na Revista Sopro


Amores,
a rotina está superlativa: enlouquecedora, ensurdecedora, de exaurir!
Mas, permitam-me um baita atraso, a materinha abaixo está na chiquérrima edição da Sopro (aliás, deem uma voltinha por lá www.revistasopro.com.br). Já era para ter publicado, mas - sorry - fui vencida pelas providências do dia.
Aproveitem, refresquem-se!
Espero que gostem.
Beijocas estaladinhas,
Ló.

Frozen yogurt: leveza e sabor

“Inverno amazônico? O que tem de diferente para que o inverno seja amazônico?”
Meu amigo Álvaro esteve há algumas semanas em Belém – pela primeira vez – e após “desidratar” na capital paraense, decidiu ficar no hotel por uma noite inteira e zapeando entre os canais de televisão, estacionou num noticiário. Enquanto via a cidade desaparecer sob as águas de uma chuva histórica, ouviu a expressão “inverno amazônico”. Na manhã seguinte, o encontrei no café da manhã, já recuperado. Ao que ele perguntou – meio que já sabendo a resposta – o que era o inverno amazônico. “É diferente, mesmo?”
Explico para ele que no restante do país, o inverno é marcado por baixas temperaturas, vento frio e na Amazônia, a “estação” assume contornos diferenciados. Chuva, muita chuva. Uma redundância, é fato. Mas de novembro até março (passa de março, é bem verdade) as chuvas ocorrem com muito mais força. Ah, e o calor continua inclemente...
“Sorvete no meio da tarde de Belém é uma redundância, isso sim”. E assim Álvaro se convidou a resfriar o corpo (e o espírito!). As sorveterias de Belém são passeios obrigatórios. A textura de nossos gelattos é muito peculiar: há muito leite nas fórmulas deles, fato que garante mais cremosidade. Passeando por uma avenida, reduto das compras, no centro de Belém, deparamo-nos com uma franquia de “sorveteria” de frozen yogurt. Para aplacar a sensação térmica nas alturas, estacionamos por lá.


Frozen yogurt não é sorvete
Sorvete é sorvete. Frozen yogurt é frozen yogurt. A confusão talvez resida na aparência de sorvete que todo frozen yogurt tem, mas vamos às diferenças:
- Sorvete leva leite, ovos, creme de leite, gordura, creme de leite, frutas, polpas, corantes... a lista vai mais além.
- Frozen yogurt: iogurte. Solamente.
Converso com o proprietário da “iogurteria”, que explica que frozen yogurt tem consistência de sorvete, mas não há qualquer tipo de gordura. Nem de açúcar. E as calorias são um argumento que conta muitos pontos a favor: 120 gramas de frozen yogurt têm 100 calorias, aproximadamente. Contra quase o dobro (250 cal.) de um sorvete de creme tradicional. “O frozen yogurt é um produto leve, para quem quer qualidade de vida, com pouca caloria e muito sabor”, explicou o Bernardo Altieri, um dos sócios da Yoforia, franquia que há oito meses chegou no Pará e que revolucionou o segmento.

O carro-chefe da Yoforia é o frozen yogurt natural e, de longe, a calda de amarena (uma cereja italiana) é a mais pedida pelos clientes.


Ao chegar em casa, depois de um festival de degustação na frozen iogurteria (caldas e acompanhamentos... hum...), decidi buscar – e testar – uma receita de frozen yogurt e de calda (claro!!!), para os leitores da Sopro.

Vamos lá?

Frozen Yogurt de limão siciliano da Sopro:
INGREDIENTES (rendimento: aproximadamente 1 kg de frozen yogurt):
- 600 g de iogurte natural
- Suco de 1 limão siciliano (se você não encontrar, use o normal. Uma Cida: antes de espremer, raspe um pouco da casca do limão e reserve.)
- 3 folhas de gelatina incolor
- 230 ml de água mineral
- 20 gramas de mel (mais ou menos 2 colheres – das de sopa – cheias)
- 120 gramas de açúcar* (eu não uso açúcar, portanto optei por mais mel)
Um pouco de água fria para hidratar a gelatina

Modus Operandi
1. Misture o iogurte com o suco de limão e reserve.
2. Hidrate a gelatina em um pouco de água e reserve.
3. Despeje a água em uma panela e leve ao fogo. Esquente a água e misture o açúcar (eu não usei) e o mel (quantidade maior, no meu caso), até que você tenha uma mistura homogênea. Retire a panela do fogo e espere esfriar.
4. Já fria, adicione o iogurte e a gelatina hidratada, espremida e dissolvida. Bata no liquidificador para homogeneizar. Leve ao congelador, em uma vasilha, por 1 hora. Após esse tempo, retire e bata em velocidade máxima, na batedeira (uns 10 minutos). Leve de volta ao freezer (ou congelador) e repita essa operação por mais 4 vezes, a cada 30 minutos. Na última “rodada”, deixe por mais uma hora no congelador até firmar e sirva. (Lembra das raspas do limão? Acrescente na última batida).

Calda de maracujá
- Em uma panela, coloque a polpa de 2 maracujás (com semente e tudo), três colheres de açúcar demerara (se não encontrar, use o cristal, mas diminua a quantidade) e 200 ml de água. Só isso. Deixe cozer até reduzir. Desligue e deixe esfriar.

Dicas:
- Servir com pedaços de frutas: kiwi, manga, morango...
- Vá além e teste outras caldas

Nenhum comentário: