sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Pão de Ló

pão-de-ló com calda de chocolate e sorvete de creme



pão de ló com chantilly e frutas vermelhas



Quando comecei a me interessar por cozinha, havia uma certa "aura" de mistério em determinados pratos... Um deles era o pão-de-ló (o Ló bem que podia ser de "Lorena", não acham?). Era um tal de "não sei fazer" ou "a receita é tão complicada" e sempre perdia o bonde do passo-a-passo.


Daí, bem recentemente, estava num momento de ócio criativo e resolvi entrar na cozinha para fazer (muito corajosamente) um pão-de-ló, que ficou muito bom! Já falei outras vezes que minha coordenação motora é duvidosa e na hora de cortão o pão-de-ló, me atrapalhei e o bolo ficou com uma aparência não muito convidativa, mas o sabor ficou incrível e não sobou um único pedacinho para ser fotografado...



Vamos à receita?

Você vai precisar de 4 ovos inteiros, 100 gramas de farinha de trigo (com fermento) e 200 gramas de açúcar (se achar que é muito, adicione apenas 150 gramas). Só isso.

Separe as gemas das claras e reserve. Em uma vasilha bata as gemas com o açúcar até ficar um creme homogêneo. Nesse momento eu adiciono umas raspinhas de limão para deixar um cherinho cítrico, mas é opcional.

Em seguida, adicione a farinha (já com fermento) e continue batendo (com uma batedeira).

Separadamente, bata as claras em neve e adicione, misturando às gemas, farinha e açúcar já batidos (sem pressa).

Forre a forma com papel manteiga ou unte e enfarinhe e leve ao forno.

O meu levou 25 minutos para ficar pronto. Super rápido.

Para fazer o recheio do bolo, bati doce de leite com ameixas pretas (sem caroço). Ficou boooooom....



Um pouco de cultura



O pão-de-ló é um bolo (por vezes, pode ser considerado um doce) à base deovos, açúcar e farinha. Em Portugal, existem variedades regionais de pão-de-ló que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar e o de Margaride.
Ainda em Portugal, existe uma receita de bolo chamado "pão-de-ló à brasileira", que é bastante diferente dos tradicionais, principalmente por levar muito menos ovos.
Na Itália, o mesmo bolo chama-se Pan di Spagna (pão de Espanha).
O bolo mais parecido com o pão-de-ló inglês e outros paises de idioma inglês, inclusive dos Estados Unidos, é o pound cake (bolo de libras), que na receita tradicional contem uma libra de cada um dos ingredientes.
Os primeiros portugueses que chegaram ao Japão no seculo XVI levaram consigo o pão de ló. Uma receita do mesmo pão de ló, refinada ao longo dos séculos, tornou-se numa das sobremesas mais típicas do Japão: Castella.

Nenhum comentário: