domingo, 2 de dezembro de 2007

Batata Rostie


Noite de sábado e São Pedro não estava ajudando, quando a Soraya me ligou, convidando para fazer qualquer coisa. Já dentro do carro, à procura de um lugar (estava pedindo muito em não ser um lugar lotado, em plena noite de sábado??) para conversar, ela lembrou de uma batata recheada que comeu aqui em Belém. Isso era novidade... Não pela batata, mas pela qualidade.
Lá fomos nós para um restaurante especializado em picanhas, que servia a tal da batata. Papo vai, papo vem, descobri que a não era uma batata recheada, mas a rostie, mais uma invenção fantástica desses franceses maravilhosos. Foi quando a Soraya me confidenciou: “Ló, eu adoraria saber cozinhar, principalmente porque eu amo batatas e não tenho a menor habilidade. Bem que podias me dar essa receita...”. Melhor: postarei no blog.
Gosto de tubérculos e lembro até que lá no restaurante, quando estávamos numa fase de testar receitas, experimentei uma macaxeira rostie...
Então, Pit, “aos vencedores, as batatas!”
Ingredientes:
100g de bacon em cubos
1Kg de batata
Água para o cozimento
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de salsa/cebolinha processadas
1 cebola média processada
½ colher (chá) de pimenta
2 fatias de queijo cheddar
O preparo (da maneira mais simples)
Numa frigideira, fritar o bacon com a sua própria gordura até que eles estejam dourados. Depois de fritos, retire e separe a gordura na própria frigideira, para dourar as batatas. Em uma panela, cozinhe as batatas na água com sal, até ficar ao dente. Escorra e rale no ralo grosso e reserve em uma tigela. Junte o bacon, a farinha de trigo, a salsa e a cebolinha, a cebola, a pimenta, o queijo cheddar e ajuste o sal. Amasse tudo com as mãos, como se fosse fazer um hambúrguer. Doure a batata dos dois lados, na frigideira com o óleo do bacon (não vire muita para não quebrar, cerca de 14 minutos de cada lado).

Um comentário:

Anônimo disse...

A homenageada (metida eu, kkk) agradece muito! E quando eu tentar fazer a batata (Senhor, q eu acerte) te aviso p mais um post! rsrsrs... Bjokas, lindeza!