domingo, 3 de agosto de 2014

Torta ganache de chocolate

Torta ganache de chocolate
(ou sobremesa para quando o tempo é mínimo)
Aviso logo: se você não gosta de sobremesas demasiadamente doces, opte por um chocolate meio amargo. Eu não gosto de doces dulcíssimos e aconselharia também a usar uma fruta (morango, cerejas frescas...)
Para a massa (aquela....):
200 gramas de bolacha de maisena (eu usei a de chocolate), que você vai quebrar e colocar no liquidificador e pulsar até formar uma farofa de bolacha.
150 gramas (ou menos, você vai ter que sentir) de manteiga gelada, cortada em cubinhos – que você vai misturar à farofa de biscoitos com a ponta dos dedos, até formar uma massa umedecida (não pode ficar molenga, tá?)
Com essa farofa você vai forrar uma assadeira de fundo removível. Não tem assadeira de fundo removível? Faz numa comum ou numa antiaderente. Não esqueça de fazer as laterais da torta, as bordinhas. Fure o fundo com um garfo, para a massa não encher de ar. Leve ao forno (pré-aquecido) por uns 15 minutos, no máximo! (Sua cozinha vai ficar cheirando a biscoito. É inebriante!)
A ganache de chocolate:
400 gramas de chocolate (eu usei ao leite)
1 lata de creme de leite sem soro.
Pique o chocolate e derreta em banho maria. Cuidado para não cair água, tá? Com o chocolate derretido, acresça o creme de leite sem soro e bata com um fouet para incorporar bem (e eliminar bolhas de ar).
Retire a massa do forno. Veja se está bem assadinha (as beiradinhas estarão crocantes). Despeje a ganache, espere esfriar um pouco e leve à geladeira por duas horas (estávamos com pressa e deixamos no congelador por uma hora, mas não é o ideal, tá).
OBS: se você optar por usar as frutas – morango, por exemplo, fatie, forre o fundo da forma e despeje a ganache por cima. O inverso também vale (colocar as frutas no final).
Bom apetite! 

2 comentários:

Unknown disse...

Que receita maravilhosa, parabéns pelo blog.

http://feitocomm.blogspot.com/

Lorena Filgueiras disse...

Oi, Suanny! Valeu pela visita. Volte sempre, viu?