domingo, 15 de dezembro de 2013

Flan de Caramelo com baunilha


Bem que eu tentei seguir uma receita, mas preferi improvisar. Explico: flans tradicionalmente vão ao forno, enfim, leva-se muito tempo. A receita deste post lembra muito a do manjar branco (à exceção dos ovos).

Comecemos pela calda:

No “olhômetro” junto açúcar e água e levo ao fogo, até que fique uma calda espessa e dourada. Desligue e despeje em ramequins (não use plástico, tá?). Vai formar aquela “cama” de calda no fundo dos vasilhames.

Vamos ao flan.
Em uma panela, derreta 250 gramas de açúcar. Tenha muito cuidado para ele não queimar, ou você terá um resultado amargo =(
Quando você obtiver um caramelo dourado e translúcido, retire do fogo e misture um litro de leite (eu usei desnatado, tá?) com 3 colheres de amido de milho dissolvidos. Agora tenha paciência, porque você terá de desfazer o caramelo e incorporá-lo ao leite. Neste momento, adicione uma fava de baunilha (que você retirará depois). Desligue, tire do fogo e acresça duas gemas peneiradas (com algumas raspas de limão). Mexa bem até incorporar.
Despeje essa mistura nos ramequins (que estarão com a calda, lembra?). Deixe esfriar bem e leve à geladeira. Sugiro que você faça a sobremesa com alguma antecedência.
Dica 1: Se você tiver problemas com caldas, use o Karo. Mesmíssimo efeito.
Dica 2: Gosto de trabalhar com fava de baunilha, mas se você quiser usar essência, vá em frente.

Hope you like it.

Nenhum comentário: