sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Gastronomia Responsável


Foi uma bela notícia que recebi por e-mail agora de manhã: "idealizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, sob a curadoria de Celso Freire, o movimento Gastronomia Responsável convida chefs de cozinha a criarem pratos com princípios que unem alta gastronomia e conservação da natureza".

Inicialmente, o movimento está restrito a Curitiba =(
Na capital paranaense, restaurantes participantes elegem um prato (ou pratos) e parte do valor é revertida para as ações de conservação da natureza da Fundação Grupo Boticário.

O bacana é que o site (que você conhece aqui), mostra os princípios de uma cozinha social e ecologicamente responsável e ainda dá dicas, como essas aqui:

Conceito
Utilize nas receitas as partes não convencionais de ingredientes, tais como cascas, talos, folhas e sementes, normalmente descartadas. Quanto melhor os alimentos são aproveitados, menor é a necessidade de produção e a quantidade de matéria-prima retiradas da natureza. Com o aproveitamento integral, também se contribui para gerar menos resíduos.

DICA:Para gerar menos lixo, evite produtos muito embalados e dê preferência para comprá-los a granel.

DICA: É muito importante o uso racional da água e das fontes de energia, para não gerar desperdícios. Já pensou em uma iluminação mais eficiente, ou ambiente que não exija ar condicionado? Promova jantares à luz de vela! Cozinha não utilizando o fogo alto, o fogo brando gasta menos gás e pode deixar o alimento mais saboroso.

Receitas sem desperdícios
A biodiversidade é a fonte primária para alimentos e é a base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais. Para manter essas atividades produtivas, sempre há impacto sobre a biodiversidade, por mais que ele seja minimizado ao máximo. Plantações e pastagens, por exemplo, utilizam solos convertidos, que uma vez já abrigaram florestas ou outras áreas naturais. Quando mais recursos são desperdiçados, tanto a mais é preciso tirá-los da natureza. Como o patrimônio natural é finito, o consumo exagerado da sociedade moderna tem sido o principal motor de pressão sobre a biodiversidade. A população mundial cresceu 2,2 vezes nos últimos 50 anos, mas a expansão do consumo no mesmo período foi seis vezes maior, segundo o relatório Estado do Mundo 2010, lançado em julho publicado pela ONG americana Worldwatch Institute (WWI), que compila dados sobre a situação dos recursos naturais no mundo. Atualmente, consome-se cerca de 25% a mais de recursos do que a natureza consegue repor, o que começa a esgotar os recursos naturais e interferir nos processos de renovação da natureza.

NOTA: Bacana, né? Umbó aderir? =))))
Foto: google

Nenhum comentário: