sexta-feira, 29 de abril de 2011

O verdadeiro petit gâteau


A versão original do pequeno bolo é de chocolate, chega à mesa aquecida e tem interior cremoso

Larissa Januário, especial para o iG São Paulo

“Petit gâteau é sempre um bolinho mal passado feito com chocolate de qualidade e servido quente com uma bola de sorvete de baunilha.” O chef francês Erick Jacquin é categórico quando se trata da sobremesa batizada por ele no Brasil como “pequeno bolo”. Ele conta que fez a receita pela primeira vez em 1996, quando era chef do Le Coq Hardy, então um dos mais celebrados restaurantes franceses de São Paulo. “Quis surpreender os clientes com algo diferente, inesperado”.

Deu certo. Hoje no Brasil há um sem número de sabores, formatos e combinações impunemente batizados com o mesmo nome. Jacquin torce o nariz. “Não fazemos feijoada com frango. Deixaria de ser feijoada e viraria frango com feijão. Todo mundo sabe e espera que feijoada seja feita com carne de porco”, é assim com o bolinho, defende.

Na França, aliás, não há petit gâteau, conta o chef francês. Pelo menos não com esse jeitão que conhecemos. O mais próximo são o moelleux e o fondant. Ambos são bolos de chocolate “mal passados”, firmes por fora e mais ou menos cremosos por dentro.

A origem do petit gâteau não é muito conclusiva. Há quem diga que o “culpado” foi um aprendiz de cozinheiro francês que por acidente teria aquecido demais o forno fazendo com que o bolo perdesse o ponto, assando muito por fora e ficando cru pro dentro. Jacquin conta que a ideia da receita é de outro chef francês, Michel Bras. Ele teria criado o biscuit tiède de chocolat collant (bolo morno de chocolate derretido) que mais tarde foi apelidado de petit gâteau. “Nome bem fácil de pronunciar até pra quem não é francês”. Mas há ainda a versão que atribui a obra a um terceiro chef francês, Jean-Georges Vongerichten, em meados da década de 90. Ele teria criado a receita em Nova York.
De lá, ela teria se espalhado para o mundo.

NOTA OBRIGATÓRIA
O Tomato & Potato, ou melhor, uma convidada muito especial, ensinou a fazer petit gateau. A receita você encontra neste post aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lorena, estou me especializando em cupcake e bolos artísticos. Falta do q fazer? talvez.
Beijos,
Dinda

Anônimo disse...

OI LÓOOOOOOOOO............PASSEI POR AQUI SO PRA TE DEIXAR UM BEIJO E, JA QUE VC SE ESPECIALIZOU EM BONS BOTECOS DA CITY, PRA GENTE MARCAR UMA BOTECADA. BEIJOS DA LUCCI!!!!!!!

Unknown disse...

Ei, dinda!!!
Que falta do que fazer, que nada! Você está extravasando um talento e isso é lindo! Fotografa os bolos, manda as receitas que quero um posto cá, no blog! Beijocas.