domingo, 17 de abril de 2011

Monteiro Lopes


Da mágica que acontece quando farinha e manteiga se encontram... nasce uma massa delicada, salgadinha. Os franceses a chamam de "massa brissé". Cá, no Brasil, é conhecida popularmente como "massa para empadas". Não importa os nomes, as nomeclaturas... Importante mesmo é que ela é base de um dos meus doces favoritos: o Monteiro Lopes.
Não me estranha que muitos nunca tenham ouvido falar, mas é um doce muito comum - especialmente nos aniversários de crianças - no Pará.

A wikipedia traz a seguinte informação =)

Monteiro Lopes
Monteiro Lopes é uma espécie de biscoito preparado em massa delicada crocante, além de conter uma cobertura com chocolate empanada em açúcar cristal. É um biscoito típico do Norte.
O nome "Monteiro Lopes", é uma homenagem à família que criou a receita. Emiliana Moraes, paraense, conta a seguinte história: Entre 1850 e 1890, em Santa Maria de Belém do Grão Pará, existiam duas padarias: uma na Oriental do Mercado Ver o Peso e a outra na Ocidental do mesmo mercado (antiga Cidade Velha, bairro de Belém do Pará). Uma era proprietária de Manuel Monteiro, um mulato e a outra de Antônio Lopes, um português. Eram concorrentes e, por tradição, cada um produzia um biscoito de cores e paladares diferentes. Os filhos de ambos, após a morte dos pais, se casaram e deixaram de ser concorrentes, juntando cores e sabores num só biscoito, nascendo assim o Monteiro Lopes. (conta Emiliana que quem lhe contou esta história foi Lima Josué, professor de História e Ciência da Religião)

Mãos à massa?
É uma receita sem medidas exatas, me perdoem...

Você vai precisar de farinha de trigo (eu uso a com fermento) e manteiga suficiente para uma massa fácil de moldar. Faça pequenas bolinhas e vá achatando, dando a forma de um pequeno retângulo (arredondado). Leve ao forno até que estejam firmes e dourados. Reserve.


Faça uma calda com chocolate em pó e um pouco de água.
Espere os biscoitos esfriarem ou quebrarão quando você tentar envolvê-los na calda de chocolate.


Passe no açúcar cristal e... delicie-se!

Nenhum comentário: