quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Petit Gateau da Yanna


Vínhamos marcando há muito tempo: um encontro para cozinhar, beber vinho, ouvir boa música e... jogar! Baralho (inofensivo), Pictionary, Imagem&Ação. Adiamos várias vezes por conta das agendas não-coincidentes. Mas eis que no último sábado, finalmente aconteceu: encontramo-nos e inauguramos oficialmente uma confraria.
O combinado foi o seguinte: cada um opinou sobre o cardápio e fechamos um menu italiano. Er, quase... Com direito à massa, muita massa.
No quesito sobremesa, eu engano bem. Faço o trivial (com muita "purpurina"). Por isso fiz tanta questão de que a sobremesa fosse da Yanna, esposa do Elvis.
Explico melhor: umas semanas atrás, ela fez um petit gateau num jantar para um amigo e não pude saborear do jeito que merecia. Mas o perfume daquele pequeno bolinho (redudância merecida) ficou entranhado.
Gentil como só eles são, Yanna topou refazer. E o melhor: dar a receita para que eu pudesse testar. Testei, mas... da Yanna é - de longe - o melhor que já comi.
Vamo à receita?

Petit Gateau da Yanna

INGREDIENTES:
- 200 gr. de chocolate meio amargo picado
- 120 gr. de manteiga
- 2/3 xícara (das de chá) de trigo
- 1/2 xícara (das de chá) de açúcar
- 3 ovos inteiros
- 3 gemas

MODUS OPERANDI
1. Untar com manteiga e polvilhar com trigo, forminhas para empada (lisas);
2. Leve o chocolate para derreter em banho-maria ou no microondas;
3. Misture o chocolate derretido à manteiga, em temperatura ambiente;
4. Bata os ovos e as gemas com o açúcar, até dobrarem de volume;
5. Misture a farinha à massa (delicadamente);
6. Preencha as forminhas até 2/3;
7. Leve ao forno por 8 a 12 minutos.

O PULO DO GATO:
A característica do Petit Gateau é o interior molinho. A graça é partir o bolo e sair aquela calda quente de dentro, portanto vá vigiando o calor do forno, para que seus pequenos não assem inteiramente....

SERVIÇO:
Com sorvete de creme... e orações.. e promessas de que, no dia seguinte, você vai começar a dieta...

2 comentários:

Yanna disse...

Quanta gentileza....fico honrada de estar aqui entre tantas receitas maravilhosas. Feliz por fazer parte da Confraria e do teu círculo de novos amigos. Que venham os próximos jantares.

Lorena Filgueiras disse...

Yanna, querida, eu é que agradeço por tanta generosidade: a sobremesa e a receita. Agradecemos! E o prazer é meu, promete voltar mais vezes?