sábado, 22 de janeiro de 2011

Macarronada "fim de festa"...


...ou "fim de noite", como prefiro dizer.
Minha versão é um plágio mixuruca da substanciosa, generosa macarronada da minha avó. Quando éramos crianças, simplesmente amávamos quando o cardápio era esse. Hoje, como vocês sabem (já devo ter dito isso algumas milhares de vezes por cá), ela não pode mais cozinhar e, por essa razão, não mais a comemos...
Chamo de "fim de festa" ou "fim de noite", porque tem o jeito da fome de fim de noite - ou de fim de farra, com preferirem.
Molho de tomate honesto, com linguiça defumada, cebola beeeeeem picadinha, pimenta calabresa flocada (item opcional), orégano, muito azeite, um tiquinho de alho e ovos cozidos sobre macarrão furinho (aquele que parece um "canudinho", bem estreito).
A receita original - de longe, bem melhor - leva algumas horas para ser feita: leva bacon em cubinhos, bem fritinhos e secos (e por isso, crocantes), salsicha (a tradicional, em lata! =O ) cozida por hooooooooras no molho de tomate - e quase se desfazendo -, tomates incorporados ao molho, alho frito, crocante, muito azeite, ervas e macarrão tipo talharim. Ah, e os ovos cozidos com azeitonas enooooormes.
Perdoem os superlativos, mas eles não são menos verdadeiros. Quando minha avó entrava na cozinha, era certeza de que haveria algo delicioso (e não menos calórico, mas who cares?), em quantidades militares (ou, para alimentar tropas inteiras) e... e o que dizer do perfume?
Um dia chego lá!

Nenhum comentário: