domingo, 9 de janeiro de 2011

Lombo com cebolas carameladas


Confie em mim: você pode até não gostar de cebolas carameladas, mas há uma grande chance de essas ganharem seu paladar. Certeza mesmo é do sabor desse lombo, que fica macio, quase se desafazendo à boca.

No dia anterior, marinada. Sabe o saco plástico para a cozinha? Seu lombo descansará dentro dele com: folhas de louro, pimenta moída (um pouquinho), sal, orégano, um fio de azeite, 200 ml de cerveja e 100 de caldo de bacon (aquele que você encontra prontinho. Puristas, não pirem!) e várias rodelas de limão (você pode usar só o suco, se assim desejar). Lacre o saco e leve à geladeira, de um dia para o outro.

No dia seguinte: coloque o lombo num refratário, junto com a marinada, cubra bem com papel alumínio e forno, por uma hora. Depois desse tempo, vire o lombo e mais uma hora no papel alumínio. Nesse ponto, para aproveitar a água que se formou (com a marinada), juntei batatas (com casca) e rodelas de cenoura para cozinhar com mais sabor.


O próximo passo será retirar o papel alumínio. Aí conte mais uma hora. Desligue o forno, mas deixe o lombinho lá.

CEBOLAS CARAMELADAS:


Numa panela junte muitas cebolas (cortadas em pétalas) e doure com azeite de oliva. Já levemente amolecidas, junte o molho de soja e açúcar. Eu fui de Açúcar Demerara e continue a mexer. Quando o molho começar a ficar denso, depois de "ferver", desligue.




MODO DE SERVIR:
Fatiei o lombo e dispus as cebolas carameladas sobre as fatias e servi com os legumes cozidos e arroz branco.

Umas OBS:
- Depois de fatiar, eu ainda passei na frigideira, com um fio de azeite, só para ficar mais "moreno".
- Esse lombo vai ficando mais macio. Ele perfeito no dia seguinte ao seu preparo!


* Almoço de ano novo, em homenagem à minha irmã Marília.
* Livremente inspirada em uma receita da amiga Ilana Cruz.

Nenhum comentário: