domingo, 2 de janeiro de 2011

Das sobremesas do Reveillon

Como a família foi toda para a praia e esta blogger ficou de plantão no trabalho, a salvação veio de forma carinhosa. Cybele me ligou a semana inteira, reiterando o convite de passar a virada de ano novo na casa dela. Convite prontamente aceito e me ofereci para levar vinhos, sobremesa... enfim, o que ela desejasse.
"Lembra aquela mousse de limão? Renan (o filho caçula) ama!"
Anotado: mousse de limão.
"E o que mais?", pergunto.
"Ah, vê aí".
Decido: torta de nozes.
Vamos a elas?

Mousse - falsa - de limão
Na verdade, não é bem uma mousse. Mousses quase sempre são mais complexas. Há aquelas que levam claras, enfim, muito mais calóricas.
Daí lembrei que é da receita simples que Renan gosta, já que ele experimentou essa sobremesa na minha casa.

Cês lembram, né? Que por conta do PH do limão, quando em contato com o leite condensado, o "creme" fica quase que instantaneamente mais denso...
Você vai precisar do suco de 6 limões. Eu adoraria usar o limão siciliano, por conta do perfume mais intenso e sabor delicado, mas não encontrei =(
Bata no liquidificador com uma lata e meia de leite condensado. Particularmente nessa receita, não uso o creme de leite, não. Porque o limão corta a doçura excessiva do leite condensado.

Piquei umas bolachinhas Maria + castanha de caju picada e coloquei no meio da "mousse". Não precisa de congelador, ok? Mas bom mesmo é fazê-la de um dia para o outro e deixá-la na geladeira para ficar bem firme.

Já a receita da torta de nozes é mais demorada, mas dá para fazer no mesmo dia, umas horinhas antes.

A casquinha é aquele pá-pum: pique, no liquidificador, um pacote de bolachas Maizena e misture com manteiga congelada.

A "massa" tem de ficar "unida", sem ficar molenga. Com uma colher, vá formando a casca, numa forma de fundo removível. Leve ao forno e uns 20 min.depois, desligue e reserve.

No liquidificador: duas latas de leite condensado + nozes sem casca.

Bata tudo até ficar homogêneo e leve ao fogo, mexendo sem parar. Adicione duas gemas de ovo e continue mexendo até engrossar. Ah, eu adicionei um tiquinho de noz-moscada ralada e raspas de limão... Desligue o fogo e deixe esfriar. Morno, despeje dentro da casquinha.

Espere esfriar e leve à geladeira. Decore a gosto. (sorry, perdi o momento da decoração... mas a minha levou kiwis e canela).



Doces dias em 2011!

Nenhum comentário: