segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Torta de amêndoas com nozes - a receita


Já vou começar esse post com um pedido de desculpas.
É, desculpas. Fiz essa receita depois de folhear o "Dona Benta", minha "Bíblia Gastronômica" e pensar num "toque pessoal". Por isso, queridos amigos, confrades e comensais, essa é uma receita de olhômetro. Sem medidas exatas. Eu sei, eu sei...

Mas tentem - e apesar das alegações iniciais, posso "mensurar" alguma coisa.

Para a massa você vai precisar de um pacote de bolachas maizenas. Trituradinhas ou esfareladas (mão ou liquidificador, o gosto do cliente determina) e manteiga (eu usei a gelada): você junta e a massa tem de ficar molhada, sem ficar molenga demais. Daí você forra uma forma de fundo removível e leva ao forno pré-aquecido por uns 15-20 minutos. Quando estiver pronta, desligue e reserve.

Ocupemo-nos do recheio...

Panela em mãos e sua velha colher de pau (outro pedido de desculpas. A vigilância sanitária "desrecomenda" colheres de pau, mas sou fiel e leal às minhas queridas. Delas, não abro mão): você vai precisar de leite condensado, 3 gemas (a proporção é essa: para cada lata de leite condensado, 4 gemas de uma galinha feliz), um tiquinho de noz-moscada (tem gente que prefere baunilha. Be my guest!) e umas raspinhas de limão. Solamente. Leve ao fogo em uma panela antiaderente (cês sabem, né? AMO as antiaderentes porque detesto esfregar panela.. humpf!) até engrossar. Desligue e deixe esfriar. Enquanto esfria, pegue as nozes e amêndoas (eu usei macadâmias) e leve-as ao liquidificador. A função pulsar, por umas 4 vezes, já resolve a parada. Incorpore essa "farofa" de nozes+amêndoas ao creme/recheio.

Daí você despeja e com uma espátula ajeita com carinho o creme na forma de biscoito. Decore como sua criatividade mandar... Não havia cerejas frescas em casa, de modo que só para garantir o colorido, fui de kiwi.

Posso ser "modesta"? A torta é um escândalo e foi a campeã de elogios da noite. Vale a pena...

Nenhum comentário: