domingo, 7 de novembro de 2010

Lombinho ao mel com farofa de bolachas


Não sou a fã número 1 da carne de porco. Não mesmo. Mas sempre há lombinho - e esse corte me agrada - por conta dos apaixonados de casa.
Não há mistérios na preparação deste prato: é seguir as instruções descritas na embalagem. O meu toque pessoal ficou por conta do mel, que incorporou com a água que soltou do lombinho e é com essa mistura que você vai regar o lombo. Depois de pronto (vide instruções), é só desligar o forno e deixar lá por mais uns 10 minutinhos. Já explico o "porquê".
Simplésimo, não?
Mas mais simples ainda é o acompanhamento.
E posso me adiantar? Essa farofa É UM ESCÂNDALO!!!! (assim mesmo, em caixa alta)
Como vai dar "muito trabalho", você mata a farofa naquele tempinho em que o lombo ficará no forno.
Vamos lá? Antes, deixem-me fazer uma obs: essa receita é de uma tia minha, que adora cozinhar também. A farofa de bolachas dela é o acontecimento do Natal, porque ela capricha no bacon e outros ingredientes.
A minha é mais simples, mas fique a vontade para ousar.
Eu usei uma fileira de bolachas água e sal (nos pacotes geralmente vem 3, certo?) e é só você calcular. Uma fileira por pessoa, mas na minha opinião servem duas, tranquilamente.
Você esmigalha as bolachas e leva ao liquidificador no modo 'pulsar'. Se quiser uma farofa mais "padaçuda" e quiser fazer na mão, vá em frente. Reserve.
Numa frigideira, derreta uma colher de manteiga e acrescente as passas sem sementes e, em seguida, junte as bolachas trituradinhas. Mexa bem, desligue o fogo e some cebolinha picadinha.
Retire o lombo do forno e fatie generosamente. Sirva tudo em seguida, ainda quente.
De comer de joelhos e rezando. Juro =))))

Nenhum comentário: