segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Com açúcar, com afeto



Ribamar é o "mestre doceiro" do Dom Giuseppe. De origem muito humilde, começou a trabalhar no setor de serviços ainda cedo e veio parar no restaurante há muito, muito tempo. Na cozinha, foi crescendo e caiu de amores pelos doces. Como alguém, com mãos tão calejadas, podia ter tanta delicadeza no fazer das sobremesas que encantam os clientes do Dom Giuseppe? Sensibilidade, meus caros. Muita sensibilidade. Sortuda eu sou por ter trabalhado com ele, que sempre me recebe com dengos, carinho e generosidade enorme. Agora raramente, mas sempre que vou, perdemo-nos (Riba e eu) entre afagos e trocamos receitas.
Das mãos dele nascem o Dolce Paola, campeão INVICTO no quesito sobremesa: brownie de fabricação própria, com sorvete de creme, chantilly e calda de chocolate. Mas também tem o Piccola Giulia, petit gateau de chocolate, o pudim INACREDITÁVEL (de tão molinho e tão macio) de leite, o suspiro com morangos.
Ah, creia-me, se você ainda não experimentou essas delícias, não tem ideia do que estou falando.

* A FOTO: fui ao restaurante, depois de muito tempo de ausência, na última sexta-feira, com umas amigas, para bebericar um vinho e claro que invadi a cozinha para beijar o Riba. Quase na saída, o César, garçom da casa, veio com esta "quentinha", contendo brownie. Nem tive tempo de agradecer, porque er... estávamos já alegrinhas demais. Nessa noite tive insônia (novidade!) e às 4 da manhã, lá estava eu, sentada à mesa da cozinha, na penumbra, sorvendo goles de café preto, enquanto brincava com o brownie.

* SOBRE O BROWNIE: Somente duas pessoas - 3, no máximo, e eu NÃO ME INCLUO nessa lista - têm a receita do bolo, naturalmente, mantida a 7 chaves. Se você, que é de fora, vier a Belém ou você que é daqui e nunca experimentou, quiserem um passaporte para o céu, passa lá no Dom Giuseppe... Aproveitem para conhecer essa criatura deliciosa que é o Riba.

Nenhum comentário: