sábado, 4 de setembro de 2010

Sábado de bombocado e Chaltén


O acertou ocorreu na noite anterior: porque meu querido Fabio estava de molho, combinamos de tomar café bem cedo no sábado. Café completo, levado por mim.
Cheguei em casa e decidi fazer uma canjiquinha, mas rapidamente mudei de ideia, ao ler a sugestão na caixa do produto: bombocado de milho. Pirei, né? Amo milho e suas variantes e depois de perceber que tinha todos os ingredientes em casa, corri para abraço.
Anote aí.

Bombocado de milho
1 pacote de canjiquinha
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite (eu usei desnatado)
4 ovos
3 colheres das de sopa de manteiga (generosas, sempre...)
1 xic. de farinha de trigo

Modus operandi
Bata tudo no liquidificador (acrescentei um pouco de noz-moscada, mas fique a vontade) e despeje numa forma untada (com manteiga) e enfarinhada. Leve ao forno por 35-40 minutos.

Minhas considerações:
- Ficou e-n-c-a-n-d-a-l-o-s-a-m-e-n-t-e bom, MAS eu faria umas alterações na receita:
acrescentaria um pouco de queijo ralado e coco ralado... Da próxima vez, vou usar só 1/4 da xic. de farinha de trigo.
Mas posso dizer?
Ficou delicioso: eu estava tão ansiosa que provei quentinho e amei. Gostei mais até do que na manhã seguinte, depois de passar a noite na geladeira. Dei uma "canelada" (canela em pó), mas fique a vontade.

Pois bem, o bombocado estava pronto. Faltavam os outros itens do café: coloquei mamão, suco light de pêssego, ricota fresquinha e uma focaccia (alecrim e sal grosso) de parar o trânsito (comprada no Armazém Santo Antônio). Arrumei tudo na minha sacolinha e me achando a chapeuzinho vermelho, fui ao encontro do Fabio.

Ah, que delícia encontrar um ser querido, após muito tempo de ausência. Pena que ele estivesse de molho, mas conversamos horrores e ele me presenteou com um almoço natureba e um vinho argentino perfeito, um Merlot: o Chaltén. Para meu sacrifício, tive de degustar a garrafa toda sozinha... Sabecumé.... Fabio tomando antibióticos, alguém tinha de fazer isso pela pátria...

Super recomendo: Chaltén. Média de preço: 75 reais.
Resenha da Expand: Produtor: Bodegas Universo Austral
País de Origem: Argentina
Região: Patagonia
Safra: 2008
Uva: Malbec
% alc: 14%

Aroma: Apresenta notas de ameixas maduras combinadas com um toque de barricas francesas.
Paladar: Em boca é um vinho amplo, de grande corpo com taninos maduros e estruturados.

Sobre este vinho:
O clima, a geografia extrema, o solo e a população fizeram com que o terroir deste vale não seja somente único, mas contribuíram para que estes vinhos tivessem uma cor mais intensa e mantivessem os aromas típicos de cada variedade. Além de contar com somente 200 ml de chuva por ano, a considerável amplitude térmica e os fortes ventos configuram excelentes condições sanitárias as uvas, necessitando menos intervenção e um reduzido uso de agroquímicos. Seus diferentes níveis de planaltos, cortados por vales fluviais criados pela chuva e neve derretida, contém solos que são ideais para aportar um único aroma e sabor às variedades de vinhos brancos e tintos.

2 comentários:

Figos & Funghis disse...

Também adoro tudo o que é de milho, este seu bombocado de milho deve ser uma perdição! Vou anotar.
Beijos,
Fabi

Lorena Filgueiras disse...

Oi Fabi, querida!
Quanto tempo... Nem te contei, mas segui teu conselho e fiz risoto com aquele arroz negro.
Bjs e obrigada pela visita!