segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O melhor chocolate do mundo

Feito com variedade rara de cacau cultivada de forma orgânica, o Amedei Porcelana é uma joia para os cinco sentidos
Mauro Marcelo Alves, iG São Paulo



O sublime Amedei Praline Meditazione


Fachada do atelier Amedei em Pontedera

Parece que estou dando um beijo em mim mesma... Essa é a frase, naturalmente acompanhada por um longo suspiro, de uma elegante italiana numa confeitaria de Turim após colocar em sua boca carnuda o primeiro pedaço de um Amedei Porcelana. Ela havia pago algo como 10 euros por 50 g desse chocolate – simplesmente o melhor do mundo. Os suspiros da bela italiana podem se repetir por aqui, já que o atelier toscano responsável pela preciosidade indicou ao iG Luxo ter enorme desejo de encontrar um representante no Brasil.


A seleção Napolitains Singoli

Produto raro, embalado em caixas numeradas e disputado como objeto de desejo – afrodisíaco, por que não? – o Amedei é o primeiro chocolate feito com cacau de uma única variedade genética, de semente cor branca pura, daí o nome. Era cultivado já na época pré-colombiana e, de cultivo muito delicado, desapareceu do México e da Colômbia, restando hoje apenas uma pequena comunidade em Cruz, no Sudoeste da Venezuela, mantida pela Amedei de forma orgânica e sustentável. Por ano, a produção é de apenas 3 mil quilos.

No atelier em Pontedera, na província de Pisa, a “maître chocolatier” Cecilia Tessieri, que fundou a Amedei em 1990 junto com o irmão Alessio, diz que fez um longo aprendizado na França, Bélgica e Alemanha para elaborar a fina linha que ela diz “necessitar dos cinco sentidos para serem degustados. Meu trabalho consiste em exaltar os aromas do cacau de origem e criar uma nova magia do gosto, harmonizando e equilibrando os diferentes ingredientes”.

Entre eles o Napolitains Singoli, os especiais da coleção dos melhores terroirs de cacau do mundo (Madagascar, Venezuela, Jamaica, Equador, Caraibas, Trinidad e Granada), o Praliné e outro Praliné poeticamente chamado de Meditazione. Suas embalagens trazem mensagens como esta: “O chocolate é uma ideia. O sonho do belo e do gosto. O amargo e o negro da transgressão, doce e envolvente sedução”.

Seus chocolates ganham todos os anos os principais prêmios concedidos pela Academia de Chocolate de Londres, mas o tesouro maior é mesmo o Porcelana, com 70% de cacau, aroma de amêndoas torradas, delicado e intenso ao mesmo tempo, com leve nota de acidez que ajuda a compor seu sabor escandalosamente equilibrado.

Serviço:
http://www.amedei.com/jspamedei/index.html

Nenhum comentário: