terça-feira, 13 de julho de 2010

Risoto de linguiça com pimenta calabresa

É interessante observar a afinidade de posts nos blogs de culinária. Diariamente e bem cedo, quando estou tomando café, conecto para ler alguns e-mails, navegar por alguns sites de notícias e... claro, entro nos meus blogs prediletos.
Tenho arquivos equivalentes a duas semanas de textos, fotos e impressões que, por razões diversas, não postei no T&P e, nossa, como encontrei coincidências nos blogs que costumo entrar! Do arroz negro, passando por vários tipos de risoto, polenta a itens de decoração, enfim, muitas coincidências!
Esse risoto por exemplo, encontrei aqui, quando já havia comprado os ingredientes para testa-lo: um risoto de linguiça defumada com pimenta calabresa e alguns cogumelos paris.
Separei tudo para um almoço com dois amores meus: uma segunda mãe e uma terceira irmã. Comprei vinho frisante, preparei uma saladinha e mandei bala no risoto.
Risotos são super práticos, apesar de demandarem uma certa atenção do cozinheiro.
Se você nunca fez risoto, achando que é coisa de outro mundo o passo-a-passo é o seguinte:
- Ah, antes de tudo: precisar, não precisava, mas eu dei uma fritada na linguiça (numa frigideira antiaderente, sem manteiga, sem azeite, só para dar uma "secada" na gordura e escorri).


- Derreta uma colher de manteiga na panela, deite cebola em pedacinhos mínimos (adoro essas redundâncias!) até ficarem translúcidas, daí você deita o arroz para risoto (arbório foi o meu) e doure os grãos até o fundo da panela ficar dourado (mais uma redundância!);


- Acrescente 100 ml de vinho e espere o alcool evaporar. (usei tinto)


- Em uma outra panela você terá um caldo. Eu usei caldo de bacon. Usei o caldo em tablete (quem se arrepiar aí, levante a mão, mas tudo em nome da praticidade). Com uma concha e mexendo vigorosamente o arroz, adicione o caldo aos poucos, até terminar.


- Não deixe o arroz secar totalmente e melhor é servi-lo al dente e cremoso.
Ó, uma coisa: risoto, para quem é apaixonada por arroz, digo, carboidratos, vicia!
Bom apetite!
p.s.: não tem foto do prato pronto, né? Não deu tempo.... =D

Nenhum comentário: