terça-feira, 29 de junho de 2010

Geladeira


Cresci vendo a mamãe tomar alguns cuidados específicos com nossa geladeira. Não colocar roupa úmida para secar na parte de trás (um clássico, concordam?), limpar toda semana, jogar fora o que não mais nos serviria, mas tinha um cuidadinho que me marcou: as folhas de louro e cravinhos-da-índia, quando estivéssemos fora da cidade e a geladeira, vazia e seca. "Para evitar o bolor", ela dizia. Claro que não dava crédito. Hoje eu sei que a sabedoria que passa de mãe para filhos desafia qualquer tese cintífica.
Nestes últimos tempos, em que passei a maior parte dos dias fora de Belém, deixei a geladeira desligada, limpa, seca... E embolorada!!!!
Pensem num susto quando encontrei aqueles alienígenas n'algumas das prateleiras! Claro que liguei p'ra Dona Regina, relatei o que acontecera e ela perguntou: "não deixaste umas folhas de louro lá dentro?". Ante o meu silêncio (e a obviedade da resposta), ela retrucou: "tem que deixar folhas de louro, Lorena!"
Passei só três dias em Belém e quando tive que descongela-la e limpá-la, deixei as folhinhas de louro em várias partes.
Quinze dias depois, no meu retorno a Belém, vim pensando em como estaria o estado da minha "velhinha de guerra" e para minha surpresa, nada... Nao tinha bolor, estava do jeito que a deixara. Só ficou aquele cheirinho de coisa fechada.
Fiz uma mistura de bicarbonato com água, peguei uma esponja e limpei toda. Depois finalizei com álcool.
Não é que as folhas de louro foram providenciais??? Alguém pode me explicar, por favor?

GELADEIRA II
Geladeiras sempre refletem um pouco da personalidade dos donos da casa. Há quem não goste de colocar imãs, há quem encha a porta de registros por onde passou (né Maria Alice???), os que colocam os desenhos dos filhos... A minha ganhou um novo habitante por esses dias: um pinguim! Lindo, grandão, todo imantado. Presente de um ser querido (ele procurou um pinguim de louça, meio vintage e como não achou, decidiu trazer esse para mim). Nem preciso dizer que amei, certo??? Minha geladeira tem fotos do Taz...ops, do Yan, recadinhos de mim para eu mesma (já contei p'ra vocês que tenho neurônios defasados, não???) e, nesta última vinda de Bsb, trouxe
várias joaninhas para fazer companhia ao Pinguinzão.

Nenhum comentário: