quinta-feira, 29 de abril de 2010

Quiche margherita


Quiche é uma mão na roda para um almoço mais caprichadinho. Nada anormal, mas para garantir que a massa ficará saborosa, sugiro preparar na noite anterior, descansar um bocadinho, antes de abrir a massa na forma de fundo falso (que usei, mas fica a seu critério). A massa é a brisé, tão popular para fazer empadas e salgadinhos. Eu queria fazer uma margherita, de modo que usei tomates em cubinhos, tomates cereja, muito manjericão fresco, azeite de oliva para o recheio. Reservei (ah, não acrescente sal nesta fase, porque ele retira a água dos tomates).

Fiz a massa (de um dia para o outro, mas nada impede você de fazer na hora):

Ingredientes da massa Brisé:
200gr de manteiga
500gr de farinha de trigo
3 gemas (eu coloquei um ovo inteiro - é bem verdade que a clara deixa a massa um pouco mais dura, mas esse é ponto que o povo daqui prefere. Só com as gemas, a massa fica infinitamente mais delicada).
1 colher de café de sal

Como fazer
Peneire a farinha de trigo com o sal e coloque em uma tijela, misture com a margarina e duas gemas de ovos. Até que esta massa solte das mãos sem deixar farinha ou gordura. Para dar a cor dourada ao assar pincele a tampa da empada ou torta com a outra gema que sobrou.

Levei ao forno para pré-assar (mas não há necessidade) por uns 15 minutos, no máximo. Retirei e acrescentei o recheio. Agora falta a "cobertura" da quiche.



Bata no liquidificador: 1 lata de creme de leite, 2 ovos, pimenta-do-reino a gosto, sal a gosto e duas colheres de parmesão. Despeje essa mistura sobre o recheio da quiche e leve ao forno até dourar (fica com a consistência de uma ricota firme). Recomendo servir com uma bela salada verde, regada ao balsâmico. Ah e vinho... vinho sempre é um excelente acompanhamento. Bom apetite!

p.s.: não deu nem tempo de fazer a foto dela pronto. =( Foi mals...

Nenhum comentário: