segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bolo de limão siciliano



Amo limão. Adoro o gosto, o cheiro, a textura. Enfim, amo limão e as possibilidades a partir desta fruta. Quem conhece o Norte do país, sabe que a logísica é complicada cá por esses lados e não raro, determinados produtos chegam aqui muito caros e, porque não dizer, escassos? É o caso dos perfumados limões sicilianos. Os encontrei por acaso, carésimos, em um super perto de caso e é claro que levei uma bandeja. Custaram inacreditáveis R$11!!!!!! Mas valeram a pena: a partir deles, resolvi ousar um bolo de limão, com recheio de castanhas-do-pará. Uma ousadia pra Páscoa, tão bitolada em chocolate.
Foi interessante, admito. Houve quem gostasse mais do bolo (massa), enquanto houve quem preferisse o recheio.

Os ingredientes (para um bolo médio, ok?):
- Raspas de 3 limões sicilianos;
- Suco desses três limões;
- 3 ovos;
- 3 colheres generosas de manteiga em temperatura ambiente;
- 2 xic.e meia de açúcar;
- 2 xic e meia de trigo;
- 1 xícara de farinha de castanhas do pará;
- 300 ml de leite, tb em temperatura ambiente;
- Açúcar de confeiteiro para decoração.

Faça o bolo (receitas e hábitos devem ser respeitados, né?), adicione o suco e uma parte das raspas dos limões. Não esqueça da farinha de castnhas (bati no liquidificador). Unte e enfarinhe uma forma e leve ao forno pré-aquecido.

Depois de pronto, esperei esfriar e cortei ao meio. Fiz o recheio com uma lata de leite condensado, mais uma xícara de castanhas do pará (liquidificadas) e raspas. Esperei esfriar e recheei o bolo. Decore com açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário: