segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Vale a pena fazer neste Carnaval



Flan de Espinafre com Ervilhas
* Receita de 04 de janeiro de 2009


A receita foi tirada do fascículo/livro "Cozinha ao vapor" da "Coleção de A Grande Cozinha".
Você vai precisar (para 4 pessoas):
200 g. de espinafre cozido e picado (eu piquei o espinafre cru. Bem lavado, mas cru)
200 g. de ervilhas cozidas (usei as em lata)
4 ovos
80 g. de queijo parmesão ralado (usei o melhor e umas 100 g., por baixo. Sou queijeira assumida)
2 colheres de sopa de ervas aromáticas mistas (salsa, manjericão e manjerona) - (usei só o manjericão picadinho)
20 g. de manteiga
4 colheres das de sopa de farinha de rosca
200 ml de molho de tomate (usei o molho de tomate pelatti)
folhas de manjericão
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:
Pique em pedaços pequenos o espinafre. Bata os ovos juntamente com uma pitada de sal, o repicado de ervas aromáticas e o parmesão, acrescente o espinafre e as ervilhas até obter um composto firme e homogêneo (se a consistência estiver muito líquida, junte uma colher de sopa de farinha de rosca).
Unte com manteiga e enfarinhe com a farinha de rosca 4 forminhas de pudim (usei as forminhas de rosquinhas). Distribua nelas a mistura e leve ao forno em uma assadeira com um dedo de água quente e cozinhe em banho-maria, em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos (assamos a 280 graus, por 10 minutos e ficou beleza).
Esquente o molho de tomate numa panela pequena andiaderente (juntei um fio de azeite de oliva) e adicione algumas folhas de manjericão bem lavadas e secas.
Retire as forminhas do forno, deixe que amornem e desenforme os flans nos pratos. Despeje sobre cada porção uma colheradas de molho de tomate quente, decore com folhas de manjericão e sirva imediatamente.

OBS1: Deveria ter usado um molho de tomate mais consistente. E deveria ter temperado o molho de tomate também! Fiz uma experiência de ralar o queijo parmesão e jogar sobre o flan, com um fio de azeite para decorar o prato e ficou muito mais saboroso (tão mais saboroso que sequer fotografei. Nhac!)
OBS2: É público e notório - detesto ervilhas! Quando vi que levava ervilhas, torci o nariz, mas coloquei o uniforme e entrei em campo. Não é que ficou bom? Acho que o segredo foi manter o espinafre cru, porque o gosto sobressaiu ao da ervilha. Testem aí e me digam depois.
OBS3: Gente fina é outra coisa. O livro sugere um Merlot (uau!) para harmonizar com essa entrada. Já gostei.

3 comentários:

Kats disse...

Adorei o seu blog. Estou programando uma viagem rápida no começo de março e estou juntando dicas locais. Se tiver alguma, vou adorar. Abs!

Lorena Filgueiras disse...

Oi Kats, quer dizer que vens a Belém? Ah, vc vai gostar. Tenho várias dicas, mas se vc gosta de cozinha, não pode deixar de visitar o mercado do Ver-O-Peso. Aproveite, com um bom tênis nos pés, e caminhe pela cidade velha!
Beijocas e obrigada pela visita.

Lorena Filgueiras disse...

Katsuki, me avise. Terei prazer em te levar pra conhecer umas coisas legais. Beijocas.