sábado, 10 de outubro de 2009

É Círio!


Só quem é de Belém, quem já morou aqui ou quem esteve por aqui no segundo domingo de outubro, entende o sentimento que toma conta da cidade - é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré que deixa a cidade em efervescência, em ebulição total.
Bem antes do mês de outubro, Belém já entra na atmosfera misteriosa que deixa um perfume no ar e cores mais vívidas. Não, não é exagero - tem um sentimento no ar, que de tão forte, é quase palpável. Vá em frente, pergunte a alguém que já viveu as emoções de um Círio.
É o terceiro ano que escrevo sobre a maior festa do paraense aqui no T&P. Todo ano desejo com todas as forças escolher melhor as palavras, não deixar que a emoção me cale. Peço com todo meu coração que eu tenha êxito nesta narrativa.
É uma luta inglória.
Eu tinha que ter tempo de dizer aqui que acabamos por cair no clichê de sempre: é o Natal dos paraenses.
Que as famílias arrumam suas casas, ornam as janelas com toalhas brancas e flores amarelas, que as ruas estão enfeitadas, que os habitantes de Santa Maria de Belém do Grão Pará ficam mais próximos, irmanados em um único sentimento.
Que as famílias almoçam juntas, que lhes é indispensável todos em volta da mesa, degustando as iguarias típicas.
Tudo em vão. Esse sentimento arrebatador me toma por completo e faltam-me palavras. Tudo é tão maior que eu. Uma terra de rios, tomada por um mar de gente. As ruas são rios. Rios são metáforas de exageros. É o Círio, minha gente.
Com suas cores, sabores e cheiros tão distintos, tão marcantes.
Desejo saúde e renovação. De promessas, de sentimentos e de fé.
Neste momento estou na cozinha, ouvindo o Paulinho da Viola, enquanto terminamos de arrumar a casa, a mesa, o cardápio de hoje (trasladação) e de amanhã (o Círio, propriamente dito).
Prometo postar tudo aqui.
Beijos enormes... Feliz Círio!

Nenhum comentário: